segunda-feira, 16 de março de 2009

De "Dentro da minha cabeça" para um "Bestiário"

Só há pouco o responsável por este blog leu no do professor Rodrigo Rosselini (Dentro da minha cabeça) o texto abaixo, publicado na segunda-feira passada:

"Cumprindo o desafio
Recebi da Ana Paula [Motta] um desafio, que ela, por sua vez, recebeu de um amigo. É mais ou menos assim:
No livro que tenho mesmo à mão (A Organização Nacional), Alberto Torres, na página 116, 5ª linha, a frase completa: "Demos terra a todos os homens válidos; instrução primária, a todos o que podem ver e ouvir; instrução secundária e superior, a todos os que são capazes, não a dando a nenhum que não o seja; educação social e profissional, também a todos; e não temamos o futuro. O brasil é um país destinado a ser o esboço da humanidade futura".Frase oportuna e adequada, considerando-se ter sido escrita na década de 1910, a partir de um ponto de vista bastante conservador, mas que não deve ser de todo mal. Tivéssemos cumprido parte disso, teríamos de fato cumprido esse destino... Ou pelo menos mais próximos de cumprí-lo.Desculpem não estar lendo nada mais belo e literário... são os ossos do ofício.E o desafio segue para:

Jules Rimet

Rodrigo Manhães

Professora Hilda Helena

Gustavo Soffiati

Aucilene Freitas

Façam o mesmo! Peguem o livro que estiverem lendo, abram-no numa página qualquer e transcrevam o que estiver na quinta linha!!!"

Embora com um atraso de uma semana, este Soprador de Vidro resolveu encarar o que o colega propôs. O livro que tinha e tem à mão é o de estréia de Júlio Cortazar, Bestiário (1951), numa edição de 1986 da editora Nova Fronteira. A frase que começa na quinta linha da página 123 é a seguinte: "– Dançamos este – disse Ema, bebendo seu suco de romã com ruído."

Ainda que a obra em questão se enquadre na categoria do que Rosselini chamou de belo e literário, a frase encontrada pelo colega talvez faça mais sentido. Mas esse é o (b)ônus da literatura.

E se o caso é fazer o desafio continuar circulando, espera-se que ele seja cumprido por:

Fábio Siqueira

Paulo Vítor Lopes

Vítor Menezes

Wesley Machado

Xacal

3 comentários:

Paulo Lopes disse...

Gustavo eu já tinha cumprido o desafio, mas valeu pela lembrança.
Abç,
http://bommemorias.blogspot.com/2009/03/desafios-cumprir.html

Gustavo Landim Soffiati disse...

Por nada.

Wesley Machado disse...

Gustavo, está aqui a resposta ao desafio proposto.