terça-feira, 4 de maio de 2010

Programa de índio

Começou hoje e segue até o dia 28, no Museu Olavo Cardoso, do evento O índio e a arqueologia no Museu, composto por palestras, oficinas, vistas guiadas e por um curso de educação patrimonial.
Para este primeiro dia estavam previstas duas palestras ("O índio goitacá, esse desconhecido", com a professora Simone Teixeira, e "Física aplicada à Arqueologia", com os professores Roberto W. Franco e Giovana Mangueira de Almeida, às 9 e às 14 horas, respectivamente) e visitas guiadas para alunos da rede oficial (sic) de ensino, com apresentação de vídeo, entre 10 e 17 horas.
Tendo programado divulgar e máximo de programas culturais (e comentá-los sempre que possível), este blogueiro se viu impedido porque dividido entre acompanhar o I Festival de Teatro Aberto e escrever sobre ele, de quinta a domingo, e, no mesmo período, mas sobretudo ontem e hoje, impossibilitado de produzir para o blog por sua atuação como professor e sindicalista, conforme comentado nas duas notas abaixo.
De qualquer modo, pior do que não divulgar o evento acima citado num veículo virtual de poucos leitores, parece a impossibilidade de acompanhá-lo.
Para os que passarem por aqui e ou ainda não souberem sobre o assunto (será possível?) segue a programação do resto desta semana de O índio e a arqueologia no Museu, uma boa dica de atividade cultural e educativa:
05/05 - 4a feira
8h-17h: Visita guiada para alunos da rede oficial de ensino
9h Palestra: "A cerâmica indígena e sua produção cultural na região aplicada em sala de aula" (Edilane Cruz e Larissa Corrêa)
Oficina com ceramistas
14h Palestra: "O índio [sic] Goitacá, Puri, Coroado sob os olhares dos viajantes e cronistas na região Norte Fluminense" (Hully Falcão e Sylvia Paes)
06/05 - 5a feira
8h-17h Visita guiada para alunos da rede oficial de ensino [sic]
9h Palestra "O papel dos museus na preservação do material arqueológico" (museólogo Evaldo Portela)
14 h Palestra "Usos tradicionais da mandioca: dos índios até a intimidade do seu lar"
Oficina Prof. Walter Ruggiere Waltmam
07/05 - 6a feira
8h-17h Visita guiada para alunos da rede oficial de ensino [sic]
Encontro com indígena

Nenhum comentário: