sexta-feira, 14 de maio de 2010

isto é Tamandaré (ou saudades da CTC): clipping 1

Firme em seu propósito de produzir e reunir registros a respeito da precariedade da frota da empresa de ônibus Tamandaré, este Soprador de Vidro encontrou no blog Planície Lamacenta um relato fresquinho sobre o assunto, de autoria do responsável pelo veículo, Douglas Barreto da Mata.
Muito do que o autor destas linhas ensaiava publicar -considerando suas experiências como passageiro de coletivos durante a semana que termina hoje- foi escrito pelo colega de serviço público e de hobby.
Mas não há de ser nada: ainda dá para fazer um compacto dos últimos dias no sábado ou no domingo; com a publicação desta postagem começa o exercício de clipping, prometido quando a série sob o título aí acima foi criada (confira); e, numa espécie de esforço colaborativo, este escriba aproveita para dizer ao Douglas que o tal grafismo de que ele não se recorda (leia no texto abaixo) é o da ponte General Dutra e para propor um troféu empresa à Tamandaré –vale mesmo Sepulcro caiado, Por fora bela viola... e qualquer outra expressão-clichê tão lugar comum quanto as armações e condições precárias da viação ora em apreço.
Sexta-feira, 14 de maio de 2010

Sepulcro caiado.
Beira ao escárnio. Em qualquer via pública, em qualquer horário, é possível ver uma das carroças da Viação Tamandaré enguiçadas ou bufando CO² em quantidade para criar nosso prórpio efeito estufa na cidade.Agora, com o rio de dinheiro público que subvenciona seus lucros, o concessionário, "ciente" de suas responsabilidades na prestação de um serviço tão essencial, o transporte, decidiu dar uma pinturinha nas carroças que insiste em chamar de ônibus.Tem uns grafismos com imagens de Campos dos Goytacazes, como uma plataforma, a catedral e outra que não me recordo.É mais ou menos como aqueles adesivos "ame-o ou deixe-o", da década de 70. Como sabemos, o patritortismo, assim como o bairrismo, é o último refúgio dos canalhas.Só isso explica tamanho cinismo, ao projetar imagens de nossa cidade em sucatas velhas e perigosas,Pensando bem, por outro lado, pode ser um protesto bem humorado. É, pode ser, vai ver eu é que não entendi nada.Eu fico a imaginar: Onde está a promotoria de interesses difusos que não argüi a inconsistência do serviço essencial prestado, sem mencionar o fato de que não há nenhum controle confiável no repasse do NOSSO dinheiro? Será que nossos interesses difusos estão confusos?

Postado por Douglas da Mata às 09:36 0 comentários
Atualização (14/05 - 22:19): Reorganização do segundo parágrafo do texto de apresentação, buscando eliminar uma ambigüidade.

Nenhum comentário: