terça-feira, 25 de maio de 2010

Divulgação da paralisação da rede Faetec em periódicos de Campos dos Goytacazes (versão on-line)

Folha da Manhã:

Chamada na capa:

"Professores param por 24 horas hoje


Categoria luta por seus direitos trabalhistas, dentre eles a reposição de perdas salarias referentes a 48%, a realização de concursos públicos"

Matéria:

"Professores param por 24 horas hoje


Profissionais da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) de Campos fazem nova paralisação de 24 horas hoje. A categoria continua na luta por seus direitos trabalhistas, dentre eles a reposição de perdas salariais referentes a 48%, a realização de concursos públicos e a concessão de vale-transporte. Também na tentativa de pressionar o governo a adiantar o pagamento do abono Nova Escola, demais professores da rede estadual de Campos fizeram mais um ato em frente à Assembléia Legisla-tiva do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na manhã de ontem.
Representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) participaram do ato na Alerj e, ao final do evento, reuniram-se em assembléia para traçar um calendário de mobilização. Eles não descartam a possibilidade de paralisação. A equipe de reportagem tentou contato com a coordenadora regional de Educação, Rosana Juncá, mas sua assessora informou que ela estava viajando e o celular estava fora da área de cobertua.
Segundo o diretor de assuntos financeiros do Sepe, Renato Gonçalves, o abono foi criado no governo Garotinho em reconhecimento ao desempenho dos professores, levando em conta uma avaliação individual das unidades da rede. Ele ainda destacou que o abono dos profissioais é de aproximadamente R$ 300 e que este valor foi dividido por Cabral em 36 parcelas incorporadas no vencimento.
Os profissionais esperam ser recebidos e ouvidos pela Comissão de Educação da Alerj. A decisão por uma nova paralisação ou pela elaboração de um calendário de mobili-zação vai depender da recepti-vidade das autoridades e de sinalizações de entendimentos.


25/05/2010 - 10h46"

O Diário:

Matéria:



"Servidor da Faetec faz paralisação de 24h depois da Uenf

Escolas da rede Faetec na greve de 24 horas voltam a abrir amanhã

Depois de servidores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) Darcy Ribeiro, hoje é a vez dos funcionários da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) do Estado do Rio de Janeiro realizarem paralisação de 24 horas para participarem de um ato na capital fluminense e reivindicar a recomposição de perdas salariais.
Às 10h será protocolada, na Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), pelo Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (Muspe), a pauta de reivindicações da categoria. Em seguida, às 12, os servidores estarão realizando assembléia no Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sind-Justiça) – ao lado da Seplag, na Travessa do Paço, 23, 13º andar – Centro do Rio.
De acordo com servidores, na rede Faetec há grande carência de profissionais. Desde 2002 não há concurso público para o ensino básico e para o ensino superior. Desde 2001 os servidores concursados para a rede não contam mais com vale-transporte. “O governo deu 12% de reajuste salarial em 2007 e 2008 (4% no primeiro e 8% no segundo desses dois anos), mas nossas perdas são muito maiores que isso. Queremos 48% de reposição de perdas”, informou em nota o sindicato."

Nenhum comentário: