sábado, 28 de fevereiro de 2009

Março está chegando

Daqui a alguns minutos, fevereiro acaba. Muitas expectativas cercam o mês que o sucede. Previsões de que uma reviravolta na política de Campos dos Goytacazes ocorrerá em março foram divulgadas pelo blogueiro Xacal e já repercutidas neste blog (confira). Mais recentemente, notas sobre o assunto saíram no último número da revista Somos Assim ("Pode ser": "Nélson Nahin [sic] ou Bolleli [sic]. Quem estará mais preparado?") e no blog de Cláudio Andrade ("Mudança na chefia"). O que pode acontecer no próximo mês, que, no ano passado, foi marcado pela Operação Telhado de Vidro e, neste, tem a segunda sexta-feira 13 (a terceira e última será em novembro)?

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Coordenador geral da Apefaetec questiona reportagem da "Folha de São Paulo"

A matéria publicada no jornal Folha de São Paulo e reproduzida abaixo é certamente longa para muitos leitores de blogs –há quem evite textos com mais de 10 linhas em tais veículos–, sobretudo para os que não se interessam pelo assunto nela abordado. Mas foi divulgada aqui não só para proporcionar (mais uma) reflexão sobre o assunto e sim porque, como já se disse, há nela equívocos ridículos. Ou será que alguém acredita em informações como a do trecho a seguir?
"O Rio de Janeiro é a exceção –mantém temporários só em educação indígena. Segundo a Secretaria de Educação, se é preciso substituir alguém, professores concursados são chamados e ganham hora-extra."
Parece piada, não?
Felizmente, o bravo Marcelo Costa da Silva, um dos coordenadores gerais da Associação de Profissionais de Educação da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Apefaetec), resolveu contestar a matéria em apreço, numa carta publicada, no dia 22, no "Painel do leitor" do periódico em questão. Aos interessados, aí está ela:
Educação
"Sobre a reportagem "1 a cada 5 professores brasileiros é temporário" (Cotidiano, 20/2), digo que a situação é bem pior do que a relatada, pois a Folha, ao que parece, não atentou para as redes escolares públicas paralelas às das secretarias estaduais de Educação. É o caso, por exemplo, da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro (Faetec), ligada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, que mantém um enorme número de professores temporários no ensino médio/técnico. Somente a última chamada para formação de cadastro de reserva, no mês passado, feita pelo site da Faetec e com seleção apenas por análise de currículo, foi para uma expectativa de 1.900 vagas para professor! Em outros Estados deve acontecer algo semelhante. Dessa forma, a educação não avança neste país e quem perde somos todos nós: alunos, pais e trabalhadores."
MARCELO COSTA DA SILVA (Rio de Janeiro, RJ)

Para uma reflexão em tempos de TACs

Nos primeiros meses de mandato, os integrantes da equipe da prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho, parecem estar mostrando, como já disse o jornalista e blogueiro Ricardo André Vasconcelos, que "concurso é bom no governo dos outros". Como ele, há outros que não acreditam no recurso aos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) como medida emergencial, justificada pela falta de condições de promover agora processos seletivos para a admissão de servidores efetivos aos quadros da municipalidade. Alguns dos que pensam assim baseiam-se no que acompanharam ao longo do período no qual Garotinho e Rosinha governaram o Estado do Rio de Janeiro.
Na matéria abaixo, publicada no último dia 20, no caderno "Cotidiano", do jornal Folha de São Paulo, não há grandes novidades quanto à importância de concursados em qualquer governo para quem conhece tal problema. Mas a leitura dela garante mais uma oportunidade de reflexão sobre o assunto, embora se trate de reportagem sobre uma categoria específica (a dos professores) e marcada por certos equívocos de informação, principalmente a respeito da situação da rede estadual do Rio de Janeiro.
Um a cada cinco professores brasileiros é temporário
Mato Grosso tem situação mais grave, revela levantamento feito pela Folha em 23 Estados. Ao menos outros 7 Estados, entre os quais SP, têm mais temporários que a média nacional; situação afeta o ensino, diz professor da USP DA SUCURSAL DE BRASÍLIA DA AGÊNCIA FOLHA
Pelo menos um em cada cinco professores da rede estadual de ensino no Brasil é temporário, revela levantamento da Folha em 23 Estados. As situações mais graves são as de Mato Grosso, em que 49% dos docentes não são efetivos, e de São Paulo (43%), de acordo com dados atualizados ontem. São Paulo enfrenta uma crise desde que a Justiça suspendeu, no dia 4, uma prova em que cerca de 3.500 professores temporários tiraram nota zero. A prova ocorreu em dezembro. Outros Estados têm índices piores do que a média nacional (22%): Ceará, Maranhão, Piauí, Amazonas, Acre e Espírito Santo. Amapá, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte não responderam à Folha. A Paraíba disse que, devido à mudança de governo, nesta semana, não conseguiria informar a tempo o número de temporários. O excesso de temporários impede as escolas de constituírem equipes estáveis, com projetos de longo prazo, diz Romualdo Portela, professor da Faculdade de Educação da USP. Para a qualidade de ensino, diz, "é muito ruim". "E é também um professor estressado", prejudicado, segundo ele, pela falta de estabilidade. O presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Roberto Leão, afirma que o ideal são os concursos públicos. Temporários, só "para emergências". "Isso não pode ser política estadual, como ocorre em SP, uma verdadeira aberração." A seleção de temporários nem sempre é precedida de prova. Em Goiás, Mato Grosso, Sergipe e Tocantins, a secretaria estadual ou as escolas escolhem, após análise de currículo. Em casos mais drásticos, em que não há professores suficientes para preencher as vagas, universitários são aceitos, como em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A insuficiência de candidatos qualificados é justamente uma das razões que explicam a contratação precária. Outra é a não-realização de concurso por período longo ou a cessão de docentes para outras funções. Em São Paulo, disse a Secretaria da Educação, 66 mil cargos de professor efetivo são preenchidos por temporários porque 36 mil deles estão em cargos como coordenação pedagógica e 30 mil em licença. Há também situações em que a distribuição territorial da população pode influenciar. Segundo a Secretaria de Educação de Mato Grosso, há municípios com apenas uma escola estadual –e os professores não conseguem preencher todas as horas previstas em um concurso. Como as cidades são distantes, o professor é chamado para contratos temporários de menos horas de duração. O Rio de Janeiro é a exceção –mantém temporários só em educação indígena. Segundo a Secretaria de Educação, se é preciso substituir alguém, professores concursados são chamados e ganham hora-extra. (ANGELA PINHO, JOHANNA NUBLAT, LARISSA GUIMARÃES E RENATA BAPTISTA)

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Era só o que faltava

Há algumas semanas, um texto produzido por petistas inconformados com os rumos tomados pela legenda em Campos foi divulgado na internet. O material gerou uma polêmica que chegou à mídia impressa e teve como desfecho uma reunião no Diretório Municipal do partido, na primeira sexta-feira 13 deste ano. Durante todo esse período, integrantes da blogosfera goitacá que são de algum modo ligados ao PT ou de esquerda se manifestaram a respeito do assunto. Mas faltava Erik Schunk (foto) dizer o que pensava sobre a sigla no município. Este Soprador de Vidro chegou até a sugerir, no último dia 16, que a questão fosse abordada pelo médico com nome de viking, que publica artigos toda quarta-feira em seu veículo virtual. No entanto, só depois de escrever sobre das técnicas de humilhação pública utilizadas por Garotinho (na semana passada), Erik resolveu tratar do partido em Campos e no Brasil –o que fez ontem. Confira.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Porque hoje é quarta-feira de cinzas

O responsável pelo blog oferece à saciedade de seus poucos leitores o samba abaixo, de Alcebíades Maia Barcellos (Bide, 1902-1975) e Armando Vieira Marçal (1903-1947), que, na voz de Mário Reis (1907-1981), obteve primeiro lugar num concurso da Prefeitura do Distrito Federal em 21 de janeiro de 1934 e não tem, portanto, nada a ver com o fim do tríduo momesco.
Mas alguém aí se lembra de "Um pro outro", de Lulu Santos ("Foi bom te ver de novo aqui/a gente tinha mesmo tanto razão pra seguir"...)? Ele compôs tal canção para seu público. Pois é: poderia ser para uma pessoa... Que a letra a seguir sirva, então, desta vez, para a data de hoje! E que daqui pra frente tudo seja diferente neste espaço.

Agora é cinza
(Alcebíades Barcellos-Armando Vieira Marçal)

Você partiu, saudades me deixou,
eu chorei
O nosso amor foi uma chama
que o sopro do passado desfaz
Agora é cinza
Tudo acabado e nada mais!

Você partiu de madrugada
e não me disse nada
Isto não se faz!
Me deixou cheio de saudade
e de paixão
Não me conformo com a sua ingratidão
(chorei)

Você partiu, saudades me deixou,
eu chorei
O nosso amor foi uma chama
que o sopro do passado desfaz
Agora é cinza
Tudo acabado e nada mais!

Agora, desfeito o nosso amor
eu vou chorar de dor
Não posso esquecer!
Vou viver
distante dos seus olhos, ó querida!
Nem me deu um adeus por despedida.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

marchinhas

Na íntegra, a letra de "Tem nêgo bebo aí", composição de Mirabeau (1924-1991) e Ayrton Amorim (1921-), gravada por Carmem Costa (1920-2007) e lançada em 1955, que inspirou o lançamento da série "marchinhas" neste blog.
Tem nêgo bebo aí
(Mirabeau-Ayrton Amorim)

Foi numa casca de banana
que eu pisei, pisei
Escorreguei, quase caí
Mas a turma lá de trás gritou
Chi! tem nêgo bebo aí!
Tem nêgo bebo aí!

Se a gente entra no bonde
ou mesmo no lotação
falando um pouco alto
é falta de educação
Se entra no boteco
pra tomar um Parati
Chi! Tem nêgo bebo aí!
Tem nêgo bebo aí!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

marchinhas

A malícia que tanto marcou as marchinhas está presente em "Seu Cornélio", de Marino Pinto (1916-1965) e Erastótenes Frazão (1901-1977), gravada por Linda Batista (1919-1988), que, com sua voz inesquecível, tornou deliciosa a audição da composição da dupla, lançada em 1946. Sem querer diminuir canções com duplo sentido da atualidade, parece inevitável, embora óbvio, observar como os tempos mudaram.

Seu Cornélio
(Marino Pinto-Erastótenes Frazão)

Seu Cornélio, que homem bom!
Não é do contra, aceita tudo
Para a conversa do vizinho
do barbeiro e do garçom
seu Cornélio é surdo e mudo

Em sua casa não se deixa mais
o pobre homem trabalhar nem ler
Até as novidades dos jornais
o seu Cornélio é sempre
o último a saber.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

marchinhas

Mais uma de Nássara (1910-1996), desta vez em parceria com Antônio Almeida (1911-1985), gravada por Black Out (1919-1983), com Severino Araújo (1917-) e sua orquestra Tabajara, e lançada em 1950.
Rei Zulu
(Nássara-Antônio Almeida)

O rei Zulu, o rei Zulu
Não paga casa
nem comida e anda nu
Pode não ter dinheiro pra gastar
mas tem mulher pra chuchu

Rei Zulu não precisa
de dinheiro pra viver
Tem casa pra morar
Comida pra comer
Mulher pra namorar
atrás do murundu
Vamos sarava, minha nega?
Salve o Rei Zulu!

sábado, 21 de fevereiro de 2009

marchinhas

Depois da marchinha em homenagem ao TAC, não poderia faltar uma como a abaixo, grande sucesso na voz de Sylvio Caldas (1908-1998) em 1939, composta por Nássara (1910-1996) e Mário Lago (1911-2002) –um trio e tanto! Nem precisa dizer em quem se pensou ao selecioná-la...

Na mão direita
(Nássara-Mário Lago)

Na mão direita você tem uma roseira
que dá rosa, mas não cheira
que dá rosa, mas não cheira
Na mão esquerda o que é que você tem?
Se quiser mostrar me mostre
que eu não conto pra ninguém

Uma cigana, coitada
não quis dizer a razão
Mas ficou encabulada
depois que leu a sua mão
(ai, que bom!)

Dou-lhe um conto de beijinhos
e de abraços um milhão
pra saber os segredinhos
da palma da sua mão
(ai, que bom!)

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

marchinhas

Em homenagem ao novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que a prefeita de Campos conseguiu assinar com os Ministérios Públicos Estadual e do Trabalho, este Soprador selecionou mais uma marchinha.
De autoria de Custódio Mesquita (1910-1945), "Doutor em samba" (1939) caiu como uma luva (ou um anel) para Mário Reis (1907-1981), que, formado em Direito, acabou abandonando a carreira artística para ocupar um alto cargo na Prefeitura do Rio de Janeiro, aposentando-se como servidor público. Não obstante, como cantor, deixou um legado e tanto para os que o sucederam, pois abriu caminho para os representantes da chamada Música Popular Brasileira (MPB), já que estava longe de ter aquele vozeirão de Francisco Alves (1898-1952), Orlando Silva (1915-1978) e de outros da Velha Guarda.
É triste constatar que dos juristas envolvidos com o TAC não se pode esperar nem ao menos um percurso inverso ao de Mário Reis. Na música, eles atravessariam o samba.
Doutor em samba
(Custódio Mesquita)

Sou doutor em samba
Quero ter o meu anel
Tenho esse direito
Como qualquer bacharel

Vou cantar a vida inteira
para meu samba vencer
É a causa brasileira
que eu quero defender

Só o samba me interessa
e me traz animação
Quero o meu anel depressa
pra seguir a profissão.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Última chamada

Para o 1º Concurso de Fantasias do Saldanha da Gama, que, a considerar pela hora marcada para seu início (19 horas), já deve estar transcorrendo. O evento contará com concorrentes de vários Estados do Brasil e até de fora do país. Seus organizadores pretendem preencher a lacuna do tradicional Concurso do Hotel Glória, que não ocorrerá este ano, mas terá participantes apresentando fantasias inéditas no certame ora em questão. Será transmitido ao vivo pelas rádios AM Carioca, Band Rio e Campos Difusora. Após seu término, o público está convidado a participar de um baile de máscaras, elaborado com o intuito de recuperar o carnaval dos velhos tempos. Até lá.

marchinhas

Aproveitando que a blogueira e leitora Ana Paula Motta disse conhecer a marchinha da nota abaixo ("Tem nêgo bebo aí"), este Soprador de Vidro resolveu publicar diariamente, até o fim do tríduo momesco, outros exemplares desse gênero musical carnavalesco. Ao menos uma por dia. Para começar, selecionou uma composição de Klécius Caldas (1919-) e Armando Cavalcanti (1914-1964), sucesso na voz de Oscarito (1906-1970), apresentado no filme Carnaval no fogo (1949) e depois gravado em disco (1950).
Marcha do Gago
(Klecius Caldas-Armando Cavalcanti)
Tá-tá-tá-tá na hora,
Va-va-vale tudo agora,
Sou mo-mole, pra fa-falar,
Mas sou um Pintacuda pra beijar.

Eu fico ga-ga-ga-gago
dentro do salão,
e até pa-pa-pa-pa-pago
Pra não ver "canhão"
Mas se-se-se a dona é boa,
a minha língua se destrava à toa!
Observação: Carlo Pintacuda foi um piloto italiano de corridas automobilísticas que fez grande sucesso no Brasil entre as décadas de 1940 e 50.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Viva a Banda da da Carmem Miranda da da da da

Já por conta dos festejos carnavalescos, mesmo antes do tríduo momesco, hoje, a partir das 21 horas, tem Banda da Carmem Miranda em Guarus, em frente ao salão de festas Parthenon.
Para quem gosta, o repertório é composto por marchinhas.
Uma que certamente teria muito a ver com o clima do evento seria aquela de Mirabeau e Ayrton Amorim, cantada por Carmem Costa, que começa assim:

Foi numa casca de banana
que eu pisei, pisei
Escorreguei, quase caí
Mas a turma lá de trás gritou
Chi! tem nego bebo aí!
Tem nego bebo aí!

Alguém conhece? Chama-se "Tem nêgo bebo aí".

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Promete arrasar

A fantasia "Na terra da corrupção, quem tem telhado de vidro anda de avião, mas não fica na prisão", do artesão, aluno de Direito, ex-conselheiro tutelar, inspetor de alunos II do ISEPAM e responsável pela Secretaria de Assuntos Jurídicos e Trabalhistas da Apefaetec, Ely Araújo. Ele é um dos concorrentes do Concurso de Fantasias do Saldanha da Gama, que ocorrerá no clube na próxima quinta-feira, a partir das 19 horas.
Atualização (17:48): Correção do nome do concorrente e acréscimo de informações relativas ao evento.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Programação intensa no Sesi após o carnaval

Depois que fevereiro passar, o Serviço Social da Indústria de Campos dos Goytacazes (Sesi- Campos) vai receber e oferecer uma enxurrada de atrações e oportunidades artísticas e culturais, conforme divulgou a unimúltipla Aucilene Freitas.
No dia 9 de março começam as Oficinas de teatro para crianças e jovens (de seis a 14 anos, toda segunda e quarta-feira, de 18 a 19 horas) e de adultos (para iniciantes, nos mesmos dias da semana, de 19 a 21 horas; no nível avançado, toda terça e quinta-feira, de 19 a 21 horas). Promovidas há anos pelo diretor teatral e produtor cultural Fernando Rossi, tais oficinas já revelaram talentosos atores, como Fabiano Pessanha (hoje no Rio de Janeiro) e Alexandre Ferran (que tornou particularmente inesquecível a personagem Estelinha da Codin, na peça Nenhuma semelhança é mera coincidência na foto ao lado, de César Ferreira), escrita por Eugênio Soares e dirigida pelo oficineiro ora em questão). Todas elas culminam com montagens de fim de ano e, mesmo para os que não pretendem fazer carreira no teatro, desenvolvem a expressão em público dos participantes (que, de quebra, ainda podem acrescentar mais um certificado aos seus currículos).
Já no dia 11, às 20 horas, tem show de Sandra de Sá (na foto, flagrada por Luciana Prézia), Música Preta Brasileira, apresentado pela artista desde 2004 e já registrado em CD e DVD. No repertório, músicas tornadas clássicas pela "nega" ("Olhos coloridos", "Joga fora no lixo", "Bye, bye tristeza", "Demônio colorido", "Solidão") e do soul brasileiro ("Chove chuva" e "Fio Maravilha", de Jorge Ben (Jor), "As dores do mundo", de Hyldon, entre outras).
Finalmente, no dia 19, chega a Campos, o espetáculo teatral Renato Russo, monólogo da Dramaturgia Daniela Pereira de Carvalho, estrelado por Bruce Gomelevsky, com direção de Mauro Mendonça Filho, direção musical de Marcelo Alonso Neves e participação da banda Arte Profana. Considerando os prêmios que a peça recebeu e a que foi indicada, o longo período no qual esteve em cartaz ininterruptamente em várias cidades do país e o público estimado que a assistiu, trata-se de uma atração imperdível. Até para quem não gosta de Legião Urbana e Renato Russo. Ou será que a unanimidade é (sempre) burra?

Obras de recuperação da BR-356 a partir de quarta-feira

Conforme matéria publicada hoje no site Ururau, o trecho da BR-356 entre Campos dos Goytacazes e São João da Barra começará a ser recuperado a partir da próxima quarta-feira. O anúncio das obras foi feito pelo deputado federal Geraldo Pudim (PMDB/RJ), que acertou os trabalhos na rodovia após um contato com o superintendente do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Marcelo Cotrim Borges.
Foto: Ururau
Segundo Pudim, “o importante neste momento é que vamos poder em caráter emergencial conceder aos motoristas a condição mínima de uso desta rodovia, principalmente às vésperas do carnaval. O projeto não pára aqui e é muito mais amplo. Temos aprovado e verba destinada para a total reestruturação de toda a extensão da BR-356 que vem Minas Gerais e vem até aqui em São João da Barra”.
Já Borges disse que “o Geraldo Pudim foi incansável nessa luta e temos dado toda a atenção nesse processo todo. Temos atendido e acreditamos que assim vamos ter na região mais esse trecho em plenas condições de uso. Estaremos juntos aí após o carnaval a poderemos estudar as melhores formas de resolver qualquer pendência que possa existir”.
Leia a matéria completa aqui.

Contas da PMCG não fecham

Sempre atento, o professor e blogueiro Roberto Moraes publicou hoje uma nota em que demonstra, por meio de cálculos, que, observando os desfalques no orçamento da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes –PMCG (quebra de receita e dívidas da administração anterior à atual), os salários de servidores e o custeio da máquina –sem nenhum investimento novo–, as contas do Poder Executivo não fecham. Confira.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Ainda sobre o PT campista e a reunião de sexta-feira 13 do partido

Pelo motivo já exposto no texto abaixo, o autor destas linhas não pôde registrar ontem que, não só Xacal produziu um relato da reunião do PT campista na sexta-feira 13, mas também o sindicalista Félix Manhães (confira).
Além disso, no blog Razão e crítica, há uma análise do professor e sociólogo Maycon de Almeida do que ele chamou de "um debate relativo à necessidade de promover uma regeneração do PT de modo a que possa cumprir o papel de centro aglutinador de todos aqueles desejosos de uma mudança progressiva no quadro atual" –e não apenas em Campos ("O PT, o liberalismo e o poder público"). O texto do intelectual, excelente –no sentido de expor de forma bem articulada certo ponto de vista de esquerda–, já gerou um debate de alto nível com o blogueiro Xacal (confira no campo de comentários à análise).

Petistas blogueiros de Campos respondem

Ontem, depois que foi publicada aqui uma nota sobre um questionamento de Garotinho aos petistas campistas quanto à repartição dos royalties do petróleo (confira), três representantes do PT da blogosfera local responderam ao presidente estadual do PMDB. Primeiro foi o sindicalista Félix Manhães ("Royalties e a sua aplicação"). Quanto a isso, este Soprador de Vidro foi avisado por um Anônimo, que postou um comentário a respeito da nota referida acima, mas não pôde logo publicar nada sobre o assunto, pois foi acometido por um problema de saúde ainda não devidamente diagnosticado (será dengue?), contra o qual já lutava ontem de manhã, enquanto ouvia o programa radiofônico Fala Garotinho e produzia para o blog.
Há pouco, arrastando-se da cama para a cadeira em frente de seu computador, o blogueiro verificou, a partir de um comentário do Xacal, que este também "respondeu" ao marido da prefeita de Campos ("Os verdadeiros inimigos dos royalties"). E, fazendo uma rápida ronda pelos blogs, encontrou ainda um texto sobre o tema em questão no Comentários do cotidiano, do professor de História e também sindicalista Fábio Siqueira ("A quem interessar possa...").
Bem que Garotinho poderia ler os textos dos três blogueiros no próximo programa dele de sábado. Ou convidar os colegas (o ex-governador também é blogueiro) para participarem de um debate sobre a proposta repartição de royalties do petróleo recebidos pelo município de Campos. Afinal, certamente há mais ouvintes de rádio do que leitores de "artigos polidos" (desta vez, nem tanto) de blogs.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Day after

A quem interessar possa: Xacal postou aqui um relato da reunião de ontem no Diretório Municipal do PT.

Nível do Rio Paraíba obriga habitantes da Ilha do Cunha a deixarem suas casas

O Rio Paraíba do Sul, que já vinha subindo, atingiu a marca de 9,48 metros. Famílias da chamada Ilha do Cunha terão que sair de casa.

Garotinho questiona petistas blogueiros de Campos quanto à repartição dos royalties

Agora há pouco, logo no início de seu programa radiofônico de sábado, o Fala Garotinho, o marido da prefeita de Campos dos Goytacazes questionou os petistas blogueiros do município quanto ao que pensam sobre a proposta de repartição dos royalties do petróleo, de autoria do senador Aluizio Mercadante (PT). O ex-governador falou que os petistas que escrevem "artigos polidos" em blogs de Campos deveriam dizer se estão do lado da cidade ou do PT.
Nada como um dia depois do outro. Principalmente quanto o anterior foi uma sexta-feira 13.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Ainda sobre sexta(s)-feira(s) 13

Como já foi dito numa nota abaixo, 2009 terá três sextas-feiras 13. A primeira será amanhã e tem numa reunião do PT o evento mais aguardado do dia no que se refere à política em Campos dos Goytacazes. A segunda será em março, mês para o qual o blogueiro Xacal tem previsto uma reviravolta na vida pública de uma família que cresceu na política estadual (e, de certa forma, nacional) a partir da planície goitacá.
Vale lembrar que a Operação Telhado de Vidro, deflagrada pela Polícia Federal no ano passado, ocorreu em março, embora num dia 11 (que caiu numa terça-feira), número quase capaz de suplantar a superstição em torno da sexta-feira 13 após os ataques terroristas aos EUA, em setembro de 2001. Ou seja, desde o ano passado, o mês de março passou a ser marcado por algo muito negativo para os campistas. E nem tinha uma sexta-feira 13, como 2009.
Aliás, 2 + 9 = 11. Até o mês que vem, os supersticiosos descobrirão uma série de sinais tão funestos quanto esse. Sobretudo se as previsões ora em curso se confirmarem...
Por ora, para os interessados, os textos já escritos por Xacal sobre o assunto são: "Previsão do tempo...", "Edição extraordinária...", "Imagens impressionantes", "Outros sinais...".

Se bem que

Depois de ler hoje, no jornal Folha da Manhã, uma declaração de uma das mais vorazes petistas de Campos, que anda agora pelas bandas de Brasília, mostrando (pela função que vem desempenhando e com a tal declaração) o desapego que sempre nutriu por cargos, este Soprador de Vidro acabou –sabe-se lá por que motivo– com fixação por outro trecho da composição cantada por Rita Lee:

"A prostituta e o deputado, a virtude e o pecado, esse governo e o passado
Vai você que eu tô cansado
Tudo vira bosta"

Também amanhã

Vai haver lavagem de roupa suja no Diretório Municipal do PT de Campos dos Goytacazes. Os petistas locais vão se reunir para discutir a divulgação de um manifesto de filiados do partido descontentes com os rumos dados à sigla pelos que a presidem no município e a indicação de Alberto Freitas para a presidência da Fundação Zumbi dos Palmares durante o governo de Alexandre Mocaiber.
Tal encontro fez este Soprador de Vidro se lembrar de uns versinhos de uma composição do versátil Moacyr Franco, gravada por Rita Lee, que parecem retratar bem a situação do PT nas mãos de certos representantes do partido (e não só em Campos).

"A ditadura e o oprimido
Prometido e não cumprido e o programa do partido
Tudo vira bosta"

Porque amanhã é sexta-feira 13

O aficionado de filmes trash de terror Wellington Cordeiro organizou uma "mini mostra" de curtas-metragens do (sub)gênero para amanhã, a primeira sexta-feira 13 do ano (que terá mais duas).
Seguem partes do convite para o evento, divulgado pela blogueira Aucilene Freitas:
"Amanhã é sexta-feira 13 e não passará em branco para os apreciadores de filmes de terror. Os cinéfilos poderão se reunir na Taberna Dom Tutti (Rua das Palmeiras) a partir das 23h para curtir a Mini Mostra de Curtas de Terror. A madrugada será regada a sustos e gritos de horror com a apresentação de diversos curtas, entre eles alguns de produção local. A produção é de Wellington Cordeiro da produtora Canibal Goytacá.
(...)
"Entre os filmes que serão apresentados estão: A série Masters of terror (1ª temporada), Episódios do CreepShow – Os mestres do terror e do macabro George Romero e Stephen King. Os nacionais: Colégio de Humanos Mortos de Fernando Rick, Aparência de Liz Vamp. Assim como uma seleção dos curtas da Canibal Filmes de Peter Baiestorf e Gurcius Gewdrer. A produção local estará representada pelo curta, Zumbi da Meia Noite da produtora campista Os Invisíveis e os curtas Ave Satan e Eleição Maldita da produtora Canibal Goytacá."

Rosinha convoca imprensa para tratar de sua ida a Brasília

A prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho, convocou a imprensa para uma coletiva às 15 horas de hoje, na sede da Prefeitura, para tratar de sua ida à Brasília.
Rosinha esteve na capital do país nos últimos dias, quando cumpriu uma agenda que incluiu encontros com o presidente da Câmara Federal, Michel Temer (na terça-feira), e o do Senado, José Sarney (na quarta), nos quais "apresentou a defesa da manutenção da legislação existente sobre o princípio de repasse dos royalties como indenização para municípios produtores", conforme matéria publicada no site da Prefeitura de Campos, que pode ser lida aqui.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Um vento no litoral na Tenda Cultural

Amanhã, às 20 horas, os atores Bruno Seixas e Sidney Navarro encenarão, na Tenda Cultural de Farol de São Thomé, Aonde está você agora, peça teatral escrita e dirigida por Regiana Antonini, que se inspirou na música "Vento no litoral", do grupo de rock brasiliense Legião Urbana, para tratar da intensa e tensa relação de amizade entre dois rapazes.
Foto: Divulgação
Espetáculo montado originalmente por Sidney e Felipe Manhães, Aonde... já foi apresentado pela talentosa dupla que atualmente o encena no Cine-Teatro São João, em São João da Barra.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Lene Moraes no Cine-Teatro São João

Para quem gosta de prestigiar os artistas locais e as praias da região Norte Fluminense, uma boa pedida é assistir hoje ao show de samba da competente Lene Moraes. A artista se apresenta no Cine-Teatro São João a partir das 20 horas. Até lá.

Tentando responder

Após cerca de meia-hora de repetição de uma musiquinha intercalada por vinhetas da Diário FM e um intervalo comercial, eis que o programa Fala Garotinho entrou novamente no ar. Mas sob o comando do radialista Felício de Souza, alegando que problemas técnicos impediram o contato com o marido da prefeita de Campos. Pouco depois, Felício conseguiu falar por telefone com Garotinho (onde estará ele?), mas a ligação logo caiu. Restabelecido o contato, o ex-governador conversa agora com Marcos Soares.

De volta

E perguntando:
Será que o marido da prefeita de Campos foi novamente "proibido" de apresentar o seu programa Fala Garotinho na rádio Diário FM?
Hoje, a partir das nove horas, por quase trinta minutos, após o início da atração ser anunciado, só se ouviu uma musiquinha repetida por várias vezes e intercalada por vinhetas da emissora de rádio.
Será que ele está sendo muito crítico e resolveram calar a boca dele?