segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A verdadeira semana do samba

Não faz muito tempo, uma semana quase toda dedicada ao samba em Campos foi destaque neste blog (confira: "Ilustre desconhecido ilustre na Noite do vinil", "Retificando", "Mais samba (acompanhado de jongo)", "Culminância da semana do samba"). Pois saibam os poucos leitores de Soprador de Vidro e ou os admiradores do gênero musical ora em questão que aquela semana é pinto perto desta - que seria, então, pinto no lixo, para usar uma expressão cara ao saudoso Jamelão - na qual se comemora o Dia Nacional do Samba (02/12). Para ela, só o SESI Campos programou as atrações do convite abaixo, enviado para divulgação pelo diretor teatral Luiz Fernando Crespo Rossi e pela blogueira unimúltipla Aucilene Freitas.
Mas há ainda o programa de samba semanal, que é Lene Moraes, na quadra de ensaios do bloco Os Psicodélicos, na quinta-feira, e o quinzenal, que é o Samba no Mercado, na sexta. A partir de amanhã tais programas serão detalhados neste veículo. Esquentem os tamborins...

domingo, 29 de novembro de 2009

bairrismo (meio às avessas)

Aí está uma boa notícia para a estilosa Margareth Bravo, uma das primeiras seguidoras de Soprador de Vidro após o período de retomada do veículo (confira aqui o comentário dela no texto que serviu para inaugurar esta seção). Embora ela talvez já esteja por dentro do assunto, por uma questão de registro e tentativa de manutenção de interesse por um tema já abordado (alcançará ao menos esse tipo de regularidade um blog tão aperiódico?), segue a nota publicada ontem no caderno "Prosa e Verso", do jornal O Globo, sobre o psicanalista campista que, parece, deve continuar considerando a terra em que nasceu "a mais reacionária do país", como mostrou o grande musicólogo goitacá Vicente Marins Rangel Júnior num trecho de seu livro Recortes da memória musical de Campos (1839-1965), citado na publicação comentada por Margareth.

"MAGNO, FAWCETT, WISNIK
O psicanalista MD Magno e os músicos e escritores Fausto Fawcett e José Miguel Wisnik participam do debate "Entretenimento e contemporaneidade" às 19h de segunda no Oi Casa Grande (Afrânio de Melo Franco 290), dentro da série de debates Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea."

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Ainda sobre a greve: mas a dos funcionários da empresa de ônibus Tamandaré

Para início de conversa, é preciso corrigir (ou atualizar, na linguagem da blogosfera) com o título acima o que está abaixo (sem texto ou nota na seqüência, conforme a norma antiga da língua portuguesa errante). A greve não foi da empresa –como soube cedo, por volta das 7 horas, e divulgou pouco depois, este Soprador de Vidro–, mas dos funcionários dela.
Uma crítica ao posicionamento do presidente da Empresa Municipal de Transportes (EMUT), Paulo Mósso já foi feita pelo blogueiro Xacal ("Lavando as mãos..."). Nela constam alguns aspectos no mínimo curiosos do discurso do responsável pela pasta em questão, também notados por este escriba e que ele gostaria abordar, mas que, mais uma vez, foram comentados antes por aquele predador frenético (aí vai mais um rótulo para o rol do texto "Tá todo mundo doido, oba...!!!"). A esta altura altura, além do que já sugeriu Roberto Moraes ("Greve em empresa de ônibus em Campos: mais que nunca há que se saber o que foi pago às empresas"), está na hora de aproveitar o momento e perguntar se a cobertura dos custos de passagens concedidos pela Prefeitura não têm como contrapartida a melhora das frotas das empresas de ônibus. Até porque a Tamandaré está entre as empresas que, após o Programa Campos Cidadão, manteve carros caindo aos pedaços. Bem ao contrário de outras, como a Progresso e a São João, as primeiras a substituírem coletivos velhos pelo menos por seminovos.

E a greve da empresa de ônibus Tamandaré, hein?

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

E porque hoje é segunda-feira...


Quem pensa que o dia (ou a noite) não tem nenhum bom programa, muito se engana. Para os que admiram música elaborada (sem preconceito em relação aos que não gostam disso), a unimúltipla Aucilene Freitas (sempre ela) manda avisar que hoje tem apresentação do guitarrista Dino Rangel no projeto Clube do Jazz e Bossa, a partir das 20 horas no Teatro de Bolso.
Com um currículo de dar inveja em muita gente, Dino já tocou e/ou gravou com figuras como Guinga, Arthur Maia, Ithamara Koorax, Ednardo e Leo Galdeman (apenas para citar alguns dos mais conhecidos). No show de hoje, de lançamento de seu segundo CD, Dino estará acompanhado da Banda Bossa Jazz: Dalton Freire (sax e flauta), Magno Filho (trompete), Márcio Leal (teclado), Ivan Noronha (violão), Vitor Vieira (bateria) e Ethmar Filho (violão).
O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Teatro Municipal Trianon e da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. E o melhor de tudo: a entrada é gratuita!

Depois de alguns dias sem internet...

mas não sem algum prazer, ficou cada vez mais claro que o antigo inimigo, talvez mais conhecido como tinhoso, vive mesmo planeta e está presente no que há de mais humano entre os seres humanos. Nesse caso, aquele título/refrão da canção do AC/DC está corretíssimo: "Hell ain't a bad place to be" (quem tiver dúvida, pode conferir a letra completa para entender melhor...). Por isso, como numa outra canção, de Lulu Santos, "espero os dias d leite & mel aqui na terra e ñ depois no céu"...

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Porque o show tem que continuar!

Esta semana, ao contrário da passada, não pode exatamente ser considerada dedicada ao samba (ou em grande parte a ele). Mas, recorrendo ao que a unimúltipla Aucilene Freitas usou como especificação de assunto de um e-mail que ela certamente enviou para muita gente, "Sexta-feira tem de novo!..."
Samba no Mercado.
Como este Soprador de Vidro ficou quase sem internet nos últimos dias e não conseguiu cumprir a agenda de divulgação do ziriguidum esta semana, só mesmo quem estiver em casa tão desanimado que resolveu ler este blog pode resolver comparecer a quadra de Os Psicodélicos para prestigiar Lene Moraes ainda hoje.
Mas não há de ser nada: embora o Samba no Mercado ocorra em geral quinzenalmente, os que gostam do ritmo e do evento serão brindados com uma espécie de edição extra dele amanhã, a partir das 19 horas, em homenagem ao Dia da Consciencia Negra.
Segundo Aucilene, vai ter de um tudo: jongo, maculelê, capoeira, samba de roda, samba de chula e até representante da CUFA, que ela imagina ser Central Única das Favelas. Se for outra coisa, avisa a gente, Auci.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Uma cadeia para Ilsan Vianna

Grande decepção atingiu este Soprador de Vidro depois que ele leu um trecho de uma matéria de Alexandre Bastos, publicada no jornal Folha da Manhã de sábado ("Ilsan tenta reverter a decisão") e soube o que fará a vereadora sem cadeira na Câmara Municipal de Campos. O golpe foi tão grande que este escriba entrou em depressão no final de semana, chegando a pensar em abandonar seu blog, que, sabem os poucos leitores do veículo, de resto, talvez nunca tenha merecido mesmo a devida atenção do editor. Num boxe de tal matéria ("Disputa pela cadeira –Ilsan: 'O povo sabe quem está por trás'") consta que "Em entrevista ao blog Opiniões [abrigado na versão on-line do periódico], Ilsan Viana [sic] explicou que gostaria de deixar o embate para o campo jurídico, endossando a argumentação de seus advogados".

Logo a trabalhista Ilsan!!!

Será que ela não se lembra –não necessariamente por ter vivido a época, pois ainda é muito nova– da Cadeia da Legalidade?

Organizada por Leonel de Moura Brizola, fundador do PDT, partido pelo qual a vereadora sem cadeira obteve vitória nas urnas no ano passado, tal campanha representou uma resistência comandada pelo velho caudilho a militares e conservadores que, em 1961, pretendiam impedir a posse do vice-presidente do Brasil João Goulart, o popular Jango, após a renúncia do presidente eleito com ele, Jânio Quadros.

A despeito de ser mui conservador, como já disse num textículo publicado aqui ("Não é nada d' Ilsan que você está pensando..."), este escriba entende que a posição de Ilsan, de buscar o que lhe é de direito apenas no campo jurídico, não condiz com a brava história de batalhas dela na seara do trabalhismo pedetista no qual a ingressou por conta de seu ex-marido Arnaldo Vianna, um indefectível brizolista!!!
Deveria então Ilsan Vianna convocar todos aqueles que deram a ela mais de 7.000 (sete mil votos!) a irem às ruas para cobrarem o que pertence a todos eles, mais que a ela. Essa história de recorrer à Justiça, deixando de lado a luta política pouco tem a ver com a tradição de Brizola!
Este Soprador de Vidro tem certeza de que, caso a eleita injustiçada fizesse tal convocação, iria se surpreender, pois contaria com a adesão pelo menos do dobro do número de eleitores que a escolheram como representante-mor do povo na Câmara. Isso porque, a considerar a avalanche de denúncias de captação ilícita de sufrágios no pleito de 2008 em Campos dos Goytacazes (algumas das quais investigadas pela Polícia Federal), muitos dos eleitores do município podem ter sido coagidos a votarem em outros candidatos a vereadores –algo que, se aconteceu mesmo, garantiu, certamente, como uma espécie de castigo divino, a derrota de todos os beneficiados. Afinal, a Câmara Municipal de Campos conta hoje com o melhor de seus quadros em muitos anos. Mas, como é muito grande o número de governistas, é necessária a presença de uma oposição coerente e conscientemente forte, coisa que só Ilsan conseguiria arregimentar. À luta, Ilsan! Pode usar esta idéia aqui apresentada: ela não pertence ao responsável por este blog; é apenas a recuperação de uma luta travada pelo velho caudilho!
Cadeia (legalista) neles, Ilsan!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A favor do "Monitor"!

Correndo como o coelho de Alice no País das Maravilhas, este Soprador de Vidro passa aqui, em mais um de seus curtos intervalos e raros momentos com internet à disposição, para prestar seu singelo e modesto apoio ao jornal Monitor Campista. Embora não possa se estender agora, deve dizer que se informou o quanto pôde sobre o assunto, por meio do que foi publicaram a respeito do fim do periódico na blogosfera goitacá, e já incluiu seu nome no abaixo-assinado em defesa do terceiro mais antigo jornal do Brasil (faça isso também neste link).
Depois de tudo que já foi escrito sobre o Monitor Campista, que conta com um blog a favor de sua vida, Viva Monitor, parece haver pouco a dizer. Mas, se vale repetir o que registrou o blogueiro Roberto Moraes ("Em defesa do Monitor Campista"), duas boas dicas para a manutenção do diário foram dadas por Xacal ("Palpite...", "Mais um palpite..."). Trata-se, como disse o primeiro comentarista de uma dessas notas, "um caminho realista que pode ser seguido".
Last, but not least, este escriba não poderia deixar de sugerir que o leitor interessado pelo assunto consulte o blog Eu penso que..., no qual o competentíssimo jornalista Ricardo André abordou a repercussão do caso, o ato de hoje e, claro, emitiu suas opiniões, de que ele nunca abre mão.

Culminância da "semana do samba"

Para fechar a semana do samba (divulgada aqui desde quarta-feira: "Ilustre desconhecido na Noite do vinil", "Retificando", "Mais samba (acompanhado de jongo)"), hoje tem festa para o ritmo no mais popular reduto da cidade, num evento criado pelo elétrico Valmir Kanal (aniversariante do dia): o Samba no Mercado. O evento já deve estar rolando...
Se a noite de ontem, na quadra de ensaios do bloco Os Psicodélicos, contou com a presença de uma das matrizes do gênero em questão –o jongo–, o de hoje tem como atração especial a música cafona do Belina 2, banda da cantora e performer Simone Pedro. E como o encontro é de samba, bem que o grupo poderia executar peças do chamado sambão-jóia, sub-gênero musical que tem Benito de Paula como maior expoente. É passar lá e conferir.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Mais samba (acompanhado de jongo)

Dando continuidade à semana do samba, hoje tem festa na quadra do bloco de samba Os Psicodélicos.

O convite abaixo foi enviado pela unimúltipla Aucilene Freitas:

"Nesta quinta, 12/11/09, na quadra do Bloco Os Psicodélicos a roda de samba vai começar às 22:00h, mas... ... quem chegar mais cedo vai curtir pérolas dos nossos mestres: Paulinho da Viola, João Nogueira. Candeia, Monarco, Roberto Ribeiro e tantos outros em cd. O som é de primeira!
O convidado mais que especial desta quinta é a turma do JONGO com Nelzinha da Hora no comando!!


SAMBA, CERVEJA GELADA, UM CHURRASQUINHO MANEIRO, UM PAPO CABEÇA (ou não), SAMBA ATÉ CANSAR... JONGO E AMIGOS, MUITOS AMIGOS!!!
A quadra do Psicodélicos fica na Rua Doutor Ultra (uma rua antes da Ampla, Beira Valão, depois do McDonald's) Convide, repasse esta mensagem para seus amigos."

Não é nada d´Ilsan que você está pensando...

Após um dia fora da planície goitacá, quando partia hoje de manhã para sua jornada de trabalho, este Soprador de Vidro ouviu uma versão do refrão de um jingle muito executado na campanha eleitoral do ano passado: "Ilsan Vianna, essa é vencedora/mas não pode assumir vaga de vereadora".
Mas que fique claro: mui conservador, o autor destas linhas não se inclui entre os que torcem para a eleita assumir logo o mandato e iniciar a mais revolucionária das oposições parlamentares em Campos dos Goytacazes desde os tempos de Benta Pereira, embora reconheça haver quem tema a chegada da ex-primeira dama à Casa do Telhado de Vidro. Será que tal temor aponta para uma tentativa de impedir que essa brava guerreira ponha em prática o justo e coerente projeto político que ela vem traçando com grande empenho ao longo de toda a sua imaculada vida pública inteiramente dedicada ao povo sofrido deste município?
Atualização (14:30): Revisão do texto.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Retificando

Que se considere o "Amanhã tem mais..." do textículo abaixo uma referência restrita aos eventos de samba em Campos dos Goytacazes. Porque, também hoje, artistas desta planície (ou adotados por ela) brilham nesse gênero musical na capital. Conforme já divulgou a jornalista Patrícia Bueno, no blog Estou procurando o que fazer ("Mexe com Gamboa, mexe!"), esta noite é ainda de Lene Moraes e Geraldo Gamboa na casa de shows Rio Scenarium, na rua do Lavradio, Lapa. Uma boa pedida para quem estiver na terra da qual este Soprador de Vidro está partindo, em direção a Campos, e quiser prestigiar o evento...

Ilustre desconhecido ilustre na "Noite do vinil"

Os poucos e assíduos leitores deste blog certamente se lembram do período em que o responsável pelo veículo levava dias sem publicar nenhuma postagem e quando voltava à ativa divulgava uma Noite do vinil. Pois bem: agora este Soprador de Vidro vem tentando sempre publicar alguma nota ou texto, mesmo que de poucas linhas e abrindo mão de opinar sobre o assunto. Mas para não esquecer os velhos tempos, aí vai mais uma propaganda do evento que um dia ajudou a manter o que restava de vida neste diário –mesmo que como semanário, mensário ou nada disso...
A Noite do vinil de hoje é uma homenagem a um iluste desconhecido ilustre, um preito certamente a ser inscrito num movimento de recuperação da incursão de campistas num gênero musical que, durante um tempo, deu mais fama a eles fora do município: o samba. Mas se o preço foi esse, até que valeu, pois o sucesso de muitos deles ultrapassou os limites do território brasileiro. Esse é o caso de Joel Teixeira. Segundo Wellington Cordeiro, o incansável organizador do encontro das quartas-feiras ao redor da vitrola na Taberna Dom Tutti, tal figura chegou a fazer turnê até no Japão.
Os interessados em mais informações, podem consultar o blog da Noite do vinil, ou, mais especificamente, a nota sobre o homenageado do dia ("Noite do Vinil Mostra obra do campista Joel Teixeira"). Os poucos que só por esta chamada já estiverem satisfeitos que se dirijam a partir das 21 horas para a Rua das Palmeiras, 13. Esse é só o começo de uma semana dedicada ao samba e às matrizes que contribuíram para a formação do ritmo. Amanhã tem mais...

terça-feira, 10 de novembro de 2009

help!

Saberão os poucos leitores deste blog responder o motivo de haver poucos ônibus da linha Penha-Pecuária em circulação? Este Soprador de Vidro não sabe se essa é uma realidade diária, mas ontem, no final da tarde, esperou por mais de meia-hora por tais coletivos, a ponto de ter de fazer o que odeia: recorrer ao chamado transporte alternativo. Se nesse período não passou nenhum ônibus da linha em questão, não faltaram exemplares da concorrência (três: dois dos quais lotados).

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

frase

"A biblioteca de Wellington Paes é a memória de nossa comunidade; é a nossa universidade: antes, durante e depois de todas elas."


Joel Mello, na aula desta noite na Academia Campista de Letras

domingo, 8 de novembro de 2009

vale dizer

Quanto às duas últimas notas publicadas neste veículo: não que o responsável pelo blog tenha tido a primazia da informação, mas a conseguiu ontem, de fonte em quem confia, e não havia lido nada sobre o assunto antes. No entanto, como não quer que interpretem o que escreveu como furo furado, vale dizer: acabou de conferir em notas publicadas em colunas de uma criadora de gatos que ela já havia abordado as movimentações do dito cujo em direção àquilo que ele parece estar cada vez mais perto de alcançar.

conforme anunciado aqui

O provável novo responsável pela Secretaria de Obras do governo municipal é o eterno secretário Edilson Peixoto, popularmente conhecido como "O Trator". A notícia saiu hoje no jornal Folha da Manhã, com um tom de especulação como o de ontem em relação ao virtual futuro secretário de Governo, Wladimir Matheus (agora Garotinho). A suspeita quanto à ocupação da vaga de Davi Loureiro por Peixoto foi publicada aqui na nota abaixo.

sábado, 7 de novembro de 2009

Enguiço

Hoje foi divulgado pelo jornal Folha da Manhã o nome do novo provável Secretário de Governo do município de Campos dos Goytacazes. Também hoje este Soprador de Vidro ficou sabendo o nome daquele que poderá ocupar a Secretaria de Obras. Pista: trata-se de uma máquina cujo histórico é o de andar pouco e logo estacionar (de cargo em cargo), porque quando percorreu um trajeto maior, numa carreata de pré-candidato às eleições municipais de 2004, enguiçou. É aguardar e conferir.

Obras do aeroporto de Farol de São Tomé sob embargo judicial?

Em entrevista concedida ontem ao programa De Olho na Cidade, exibido pelos canais de TV Litoral, Plena e Goitacá e pela rádio Continental AM (1270 kw), o secretário municipal de Ambiente, Paulo Feijó, informou, parece que em primeira mão, que as obras do Aeroporto de Farol de São Tomé foram embargadas em primeira instância pela Justiça. O curioso é que, salvo engano, até agora a notícia não foi repercutida por outros veículos da mídia tradicional e virtual de Campos dos Goytacazes. O assunto mereceu pouco destaque até por parte de João Oliveira, um dos apresentadores da revista eletrônica matutina –ontem acompanhado por Fernando Leite–, que preferiu atrair a audiência fazendo suspense em relação à saída de Feijó do governo, algo já por demais comentado na imprensa local.
O secretário lamentou muito o embargo das obras do aeroporto e, dizendo que defende o desenvolvimento sustentável (saberá ele o significado dessa expressão?), falou que, mesmo reconhecendo a importância das questões ecológicas, o progresso deve ser priorizado.
Já chiou (mas não muito e pelo menos ainda) o Feijó. Falta agora ouvir o choro de outros representantes do governo municipal, do empresariado e da imprensa local. Todos –mas sobretudo os dos dois últimos setores– tão queixosos quando se trata de criminalidade e desigualdade social, quanto apologistas cegos do "progresso" e do "desenvolvimento". Cegos, sim. Ou melhor, caolhos (com a licença do blogueiro Xacal, que restringe tal epíteto aos apresentadores do programa midiático acima mencionado). Afinal, o que dizer de quem não reconhece que, no caso em questão (e em empreendimentos como Porto do Açu e Porto de Barra do Furado, para citar apenas investidas (até aqui) não frustadas), criminalidade e desigualdade social e "progresso" e "desenvolvimento" são faces da mesma moeda?

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

o que talvez não digam sobre

A fala do governador viajante e festeiro Sérgio Cabral Filho na solenidade de inauguração oficial da sede da InterTv Planície, ocorrida na manhã de hoje. Pelo menos não dessa vez.
A mídia local poderá explorar até as farpas elegantemente trocadas pelo chefe do Executivo do Estado do Rio de Janeiro e pela prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho (Matheus, para Cabral –por que será?), em seus belos discursos (atenção, apressados: belos só os discursos). Mas há algo que provavelmente não será dito, mais por não se lembrarem do que por qualquer outro motivo. Aliás, nem o governador disse hoje.
Abordando sua relação com Campos e com o jornalismo, Cabral mencionou que conhece Aluysio Cardoso Barbosa e Diva Abreu Barbosa há 14 anos, que seu pai é jornalista (preso durante a "ditadura" –a começada em 1964) e que tal profissão foi também a escolhida por ele –antes de enveredar pela política partidária, área em que, ao contrário do genitor, fez carreira de fato.
Ouvindo essas referências feitas pelo governador, a jornalista Flávia Ribeiro recordou que o pai dele estava Monitor Campista quando soube estar sendo procurado pela polícia durante os anos de chumbo.
Atualização (07/11 – 10:12): Revisão de texto.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

bairrismo (meio às avessas)

Por conta da morte do grande antropólogo, filósofo e intelectual francês (embora nascido na Bélgica) Claude Lévi-Strauss, anunciada ontem para o mundo todo, um artigo escrito por Caetano Veloso sobre o pensador foi publicado hoje no jornal O Globo. Para quem não sabe, o cantor, compositor, músico e também intelectual foi muito influenciado pelo autor de Tristes trópicos –algo relatado no texto ora em questão–, citado direta e explicitamente em sua canção "O estrangeiro": "O antropólogo Claude-Lévi-Strauss detestou a Baía de Guanabara/Pareceu-lhe uma boca banguela".
Para os campistas, é digno de nota um trecho do artigo de Caetano em que, para contestar uma certa concepção do falecido apoiada na distinção entre natureza e cultura, ele citou um filho da planície goitacá:

"Meu analista, MD Magno, diz que todo o papo de linha entre natureza e cultura traçada pela proibição do incesto é furado. Me convence. Mas Lévi-Strauss foi uma das mentes mais lúcidas e um dos estilos mais elegantes com que tomei contato em minha vida adulta."

Trata-se do cunhado da professora de História Maria Nilza Patrão, que escreveu com a colega Marluce Guimarães a obra didática Gente da terra. Apenas para situar melhor o leitor quanto a esse que para alguns talvez não passe de um ilustre desconhecido, vale transcrever algumas palavras do musicólogo Vicente Marins Rangel Júnior em seu livro Recortes da memória musical de Campos (1839-1965), lançado em 1992:
"Nos ramos da Psicologia e da Psicanálise há dois nomes campistas de realce a nível [sic] nacional: o psicanalista MAGNO MACHADO DIAS, ou MD MAGNO, membro do Colégio Freudiano do Rio de Janeiro, inteligência brilhante e polêmica, que causou pasmo à população esclarecida de sua cidade ao declará-la "a mais reacionária do país", em declarações ao Jornal do Brasil (1990). Magno, que estudou piano em Campos, transcreveu numa espécie de livro um seu Seminário sobre Psicanálise, ao qual deu o título de A Música, contendo interessantes relacionamentos entre aquela ciência e a arte dos sons"* (p. 55).
Quase vinte anos depois de dizer isso, o que MD Magno falaria de Campos hoje?
* O outro nome de realce ramos da Psicologia e da Psicanálise de quem tratou Rangel Júnior foi Moisés Groisman.
Atualização (08/11 – 20:50): Revisão do texto, correção do parentesco da professora Maria Nilza Patrão com MD Magno (de quem é cunhada e não irmã), inserção do sobrenome dela e da nota indicada pelo asterisco.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

conforme anunciado aqui

O "projeto" de pôr fim àquela pracinha em frente ao SuperBom da 28 de março parece mesmo de pé. No final da semana passada a banca que ficava sobre ela foi mudada de lugar, conforme anunciado aqui. Quem quiser que passe lá e confira. Até porque, por ora, este Soprador de Vidro não dispõe de câmera fotográfica para registrar o que disse e mostrar neste veículo. Mas aceita contribuições.
Apenas para esclarecer o que se pretendia com o texto publicado sobre o assunto, vale dizer que seu autor não tem ou defende nenhum apego provinciano a pracinhas. O que pleiteou (e pleiteará sempre) é que questões de interesse público sejam debatidas e avaliadas por entidades de algum modo representativas da sociedade e devidamente qualificadas para tanto - neste caso, o Coppam.
Se em relação uma pracinha o atual governo municipal age assim o que esperar das atitudes dele para com outras questões? É, parece que mudou apenas o nome de quem está no poder...

Fênix?

Um veículo natimorto. Ou quase isso. Poderia ser outro o destino a que estaria fadado este blog, criado aos dois dias do mês de novembro do ano de dois mil e oito da Era Cristã? Parece que desde essa data ele só finge existir. Mais ou menos como a concepção de poder de Foucault segundo Baudrillard.
Talvez pelo fato de 02/09 ter caído num domingo (e não num dia de semana) no ano passado, este Soprador de Vidro –meio supersticioso, é preciso confessar– não notou bem a gravidade de fazer nascer em tão aziaga data seu moribundo canal de expressão virtual. Sobretudo porque há muito não visita o Cemitério do Caju em Finados –coisa que fez até a adolescência.
Quiçá esse período de maior recesso em que mergulhou –durante o qual retomou muito de seus hábitos por demais deixados de lado– faça com que ele se reaproxime, inda que como agnóstico, de tal ritual.
Muito provavelmente esse textículo não é exatamente uma forma de retornar em grande estilo, como este escriba havia programado (e anunciado –confira), a despeito da pretensão de imprimir a tal gesto o de uma criatura mitológica como a fênix.
Mas, sem mais delongas, que, quase como estratégia & tática ora acionadas, seja possível atualizar com mais freqüência este diário. E que ninguém censure o responsável por Soprador de Vidro se o compromisso com o que consta na descrição do que se pretende tratar aqui não se mantiver. Afinal, quando é que se cumpriu muita coisa neste espaço?