segunda-feira, 6 de abril de 2009

Prepare-se, Sérgio Cabral!

Há quase uma semana, Xacal publicou em seu blog, A TroLhA, um texto no qual analisou três aliados da política fluminense: o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o deputado federal campista Arnaldo Vianna e o ex-presidente do Diretório Municipal do PT de Campos Hélio Anomal ("O desesperado, o moribundo e o mercador de ilusões...").
Na parte em que tratou do primeiro desses personagens, o blogueiro, para justificar o que considerou atitudes de desespero do pré-candidato ao executivo estadual, causadas pelas pesquisas de opinião sobre a gestão do governador, descreveu recentes chiliques e articulações políticas deste. Entre os ataques de Cabral, destacou um ocorrido em Cabo Frio, dirigido ao prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, após umas vaias que atingiram o homem que governa o Rio viajando pelo mundo. Quanto às articulações políticas do ex-aliado de Anthony Garotinho, mencionou movimentos dele no interior do Estado, "para 'lotear' os cargos estaduais, a fim de criar bases para sua plataforma eleitoral..."
Como se Cabral dispusesse de uma equipe para monitorar a blogosfera goitacá (algo não muito difícil e que se não acontece é pelo desprezo dele pela "roça"), Xacal comentou as vaias em tom de conselho ao político: "Pobre desgovernado governador, seu sistema de 'inteligência' tem o QI de uma porta...A claque [que o vaiou] era do napoleão da lapa [Garotinho], que mantém em Cabo Frio alguns auxiliares bem próximos..." E, com a distância de um analista político, dedicou várias linhas às articulações supracitadas, dizendo, por exemplo, que "a capacidade de intervenção do Estado na vida do cidadão das cidades é muito pequena, e quase não reverte mais em votos, no raciocínio do clientelismo clássico...".
Pois bem: é bom que o governador que não consegue administrar nem sua inclinação para chiliques esteja preparado para a inauguração dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) da Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins (ETEJBM), marcada para hoje, às 16 horas –daqui a pouco, portanto. Ele verá que criar mais CVTs movido por interesses eleitoreiros e nomear figuras ligadas a seus aliados de Campos para ocupar cargos em tais unidades são medidas que talvez até lhe rendam uns votinhos no município, mas não contêm os ânimos de insatisfeitos com a situação dos servidores da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). E não vai ser nenhuma claque daquele que foi padrinho político da candidatura dele ao governo do Estado que vai lhe mostrar isso. De qualquer forma, os repórteres do jornal O Diário estão convidados para o espetáculo.

Nenhum comentário: