segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Já começaram os festejos de Santo Amaro

15 de janeiro é a data em que se comemora o dia do "glorioso" Santo Amaro, padroeiro da Baixada Campista (ou da Égua) e de habitantes de várias outras partes deste município e até mesmo de São João da Barra, por exemplo. Mas, mais ou menos como ocorre com o Santíssimo Salvador, os festejos dedicados àquele que teria sido um obediente discípulo de São Bento começam sempre antes. Tanto em Campos quanto na terra de Narcisa Amália. Para sanjoanenses e, sobretudo, para campistas, há quase que uma semana de Santo Amaro, assim como a do Salvador.
Um exemplo do início desses festejos na Baixada da Égua pode ser visto nas imagens abaixo, registros de uma cavalgada em homenagem ao santo (não confundam com a tradicional cavalhada, realizada sempre no dia 15). Elas foram produzidas ontem (entre , na estrada que liga Goytacazes a Farol de São Thomé.
Fotos: Gustavo Landim Soffiati
A caminhonete da imagem acima, sobre a qual vai uma imagem do santo, cercada por trás e pelos lados por cavaleiros, é apenas o início de uma longa marcha que chega a atrapalhar o tráfego de veículos automotores na rodovia por que passa, como é possível conferir nas fotos a seguir.
Além da cavalgada, já há em Santo Amaro várias barraquinhas de vendedores de tudo e mais um pouco (de alimentos a artigos religiosos, passando por brinquedos), um palco para o rodeio da Companhia Tony Nascimento (que começou ontem) e outro para os shows que terão lugar na localidade.
Atualização (22:07): Inserção do que passou a ser a primeira foto e adaptação do texto a ela.

Nenhum comentário: