segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Um banho de cobertura de Ricardo André Vasconcelos
Por outro lado...
Presente de grego
Circulando em vários blogs
Registros do show de Ney Matogrosso por Paulo Vitor Lopes
sábado, 24 de janeiro de 2009
Confirmado!
Após o diretor de redação do periódico, Aluysio Abreu Barbosa, manifestar o interesse não tão recente em incorporar o professor ao grupo de articulistas do órgão de comunicação em que atua e o sindicalista topar a tarefa, Fábio estréia como colaborador regular da Folha na próxima segunda-feira. No espaço que lhe foi concedido, o responsável pelo blog Comentários do cotidiano promete tratar de educação, política e cultura. É a blogosfera da planície goitacá mostrando sua força!
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Dono da José Pelúcio em liberdade
Composição das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes (2009-2010)
Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final
Kellenson Ayres Figueiredo de Souza (Kellinho): presidente
Carlos Alberto Marques Nogueira (Albertinho)
Ederval Azeredo Venâncio
Comissão de Finanças e Orçamento
Jaildo Vieira Reis: presidente
Jorge Santana de Azeredo (Magal)
Dante Pinto Lucas
Comissão de Obras e Serviços Públicos
Antônio Marcos da Silva (Papinha): presidente
Magal
Jorge Ribeiro Rangel
Comissão de Fiscalização:
Gil Manhães Vianna Júnior: presidente
Maria da Penha de Oliveira Martins
Dante Lucas
Comissões de Trabalho
Comissão de Defesa dos Direitos Humanos
Papinha: presidente
Jorge Rangel
Marcos Vieira Bacellar
Comissão de Defesa da Educação, Cultura e Desportos
Maria da Penha: presidente
Kellinho
Renato Gomes Barbosa
Comissão de Defesa do Meio Ambiente
Rogério Fernandes Ribeiro Gomes (Rogério Matoso): presidente
Abdu Neme Jorge Makhluf Neto
Dante Lucas
Comissão de Defesa do Trabalhador
Albertinho: presidente
Gil Vianna
Marcos Bacellar
Comissão de Defesa da Saúde
Abdu Neme: presidente
Maria da Penha
Marcos Bacellar
Comissão de Petróleo e Energia
Renato Barbosa: presidente
Vieira Reis
Rogério Matoso
Comissão de Transportes e Trânsito
Magal: presidente
Abdu Neme
Renato Barbosa
Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária, Pesqueira e Abastecimento
Kellinho: presidente
Gil Vianna
Jorginho Pé no Chão
Comissão de Legislação Participativa
Albertinho: presidente
Vieira Reis
Jorginho Pé no Chão
Por unanimidade
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Garotinho no "Hora da verdade" (com direito a propaganda eleitoral extemporânea)
"Preste atenção, hein, porque de meio-dia a uma na Hora da verdade o governador Garotinho está indignado com a determinação do governador Cabral, que mandou a Polícia Florestal pra fechar as cerâmicas da Baixada. Não vai fechar porque nós não vamos deixar!
Governador tá doido? Mandar a Polícia Florestal pra proibir, por exemplo, a exploração da argila. Eu te pergunto: vai fazer tijolo com o quê? Tem como fazer tijolo com outra coisa que não seja com areia ou com barro?
Então, governador, o senhor precisa vir morar na roça. Por isso que a gente precisa devagarzinho preparando, alicerçando o caminho pra gente levar de novo um governador da roça pra governar esse Estado. E esse nome é Garotinho. Eu não tenho dúvidas disso. Esperem que vocês vão ver. Se Deus quiser. Meio-dia a uma –Hora da verdade–, eu estarei trazendo Garotinho do Rio de Janeiro pra conversar conosco. Bom dia. Até daqui pra pouco."
terça-feira, 13 de janeiro de 2009
Ainda sobre os desfiles de escolas de samba e o carnaval em Campos
Desfile das agremiações carnavalescas de Campos no final de abril
Por coincidência
Erik Schunk reafirma seu compromisso de lutar contra a corrupção
Mais desdobramentos da decisão de indicar diretores de escolas
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
Repercussões da decisão de Rosinha de indicar diretores de escolas
Já começaram os festejos de Santo Amaro



domingo, 11 de janeiro de 2009
Dividir para conquistar?
Um bom programa hoje
Geralmente em Campos ao longo de quase todos os verões, quando não sai um pouco da chamada região Norte Fluminense, este Soprador de Vidro se alterna entre a cidade e as praias de Farol e Grussaí-Atafona. No domingo passado, foi ao show de Jorge Benjor no Balneário de Atafona. Um grande espetáculo de cerca de duas horas, com direito a convite para que parte do mulherio presente subisse ao palco e mostrasse suas habilidades na dança, como se pode ver na imagem abaixo.

Nem a chuva atrapalhou a festa da banda do Zé Pretinho, que o público curtiu muito. Bem melhor que um outro que o artista fez certa vez em Farol, durante o qual mal se comunicou com os espectadores e mostrou pouca energia.
Vitória da luta!
Rio - O governo do estado vai pagar este ano R$ 23 milhões em DEAs (Dívidas de Exercícios Anteriores), por meio de folha suplementar, a 4.550 funcionários da Faetec — docentes e pessoal administrativo. O período dessas dívidas é relativo aos anos de 1998 a 2007.
O estado vem trabalhando há dois anos para pagar as dívidas com esse grupo de servidores — a folha de pagamento foi atualizada e implantada a partir de janeiro de 2008. Em novembro do ano passado, foram creditados R$ 2,3 milhões na conta dos funcionários, para acertar as pendências do período de 1997 a 2003. Na ocasião, foram beneficiados 2.159 funcionários. Essa nova etapa complementa a anterior e chega até 2007. Os acertos que serão pagos este ano, de acordo com o fluxo financeiro do estado, inclui os casos de progressão funcional (por tempo de serviço e por titulação), triênios, abonos de faltas, complementação de servidores cedidos da Secretaria Estadual de Educação e diferenças admissionais, entre outros. Conforme levantamento solicitado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia à Faetec, em 2007, os dois processos que foram pagos anteriormente pelo governo encerraram as pendências financeiras existentes na fundação."
sábado, 10 de janeiro de 2009
"Encontro das artes"
"Fala Garotinho" de novo no ar
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
Sobre a decisão de Rosinha de manter a indicação de diretores de escolas
A campanha em prol de tal medida –a que aderiram blogueiros como Fábio Siqueira, Mônica Martins e Xacal–, foi lançada pela professora no dia 13 de dezembro, num texto que pode ser lido aqui. Hoje, com base em publicação no Monitor Campista, que voltou a funcionar como Diário Oficial do Município, a blogueira informou: “Prefeita diz não para as eleições diretas para diretores das escolas municipais de Campos” (confiram).
Os servidores públicos estaduais em geral e os das áreas de Educação e Ciência e Tecnologia, em particular, que já atuavam durante o período durante o qual a atual prefeita de Campos foi governadora do Rio de Janeiro talvez não se surpreendam: mais uma vez, Rosinha mostra o quanto adota atitudes autoritárias no trato com o funcionalismo público.
À época das eleições municipais, quando este Soprador de Vidro expôs a um defensor dos Garotinho os motivos que tinha, como servidor público, para não votar na candidata do PMDB, o interlocutor do blogueiro disse: “Você sabe que no município isso é diferente, né?”. Aos que acreditaram nisso –quiçá dito a muitos eleitores–, parecerá que o simpático simpatizante do casal foi, na melhor das hipóteses, iludido.
O recurso à indicação de diretores de escolas é um forte mecanismo eleitoreiro, não apenas para os ocupantes do poder Executivo, mas também para os do Legislativo, como os vereadores, que, ao escolherem os responsáveis por tais cargos para as unidades de ensino dos redutos que controlam, ganham obedientes cabos eleitorais. O que comprova tudo isso é uma avaliação mais atenta de tal prática, adotada não apenas pela atual prefeita e ex-governadora: a medida vigorou durante os mandatos de Arnaldo Vianna e Alexandre Mocaiber e continua sendo utilizada pelo governador Sérgio Cabral –nos três casos, sempre com benefícios eleitoreiros para os poderes Executivo e Legislativo. Trata-se, portanto, de um expediente que deveria ser repudiado não apenas pelos servidores públicos, mas também por governantes que se consideram democráticos.
No item 21 da parte referente à Educação do Plano Básico de Governo da candidata Rosinha consta a proposta de “Estabelecer critérios seletivos para a nomeação dos gestores de escolas”. O que será que significa isso? Considerando a nota do Blog da professora Hilda Helena, com link para o Diário Oficial de Campos, nada mudou em relação ao caso em tela.
Médicos peritos do INSS de São João da Barra ameaçados de morte
Da bancada do RJ InterTV, disse a apresentadora Ana Paula Mendes: “Agora às tarde, médicos peritos do INSS de São João da Barra convocaram a imprensa para anunciar que estão sendo ameaçados de morte.”
E, num ao vivo coberto com imagens das vítimas, informou o repórter Luiz Gonzaga Neto: “Segundo os médicos peritos Nébiton Peixoto e Erik Vasconcelos, as ameaças teriam começado em abril do ano passado, por causa do corte de cerca de cem benefícios de auxílio-doença na cidade. Benefícios que seriam irregulares: [para] gente que nunca teve direito, ou que até já teve, mas que não estaria mais incapacitado para o trabalho e, mesmo assim, continuava recebendo do INSS. Nesta terça-feira, eles receberam uma carta com ameaças, dizendo que estavam sendo vigiados e se entregassem [as denúncias] à polícia, as conseqüências poderiam ser piores. E foi exatamente o que eles fizeram hoje: prestaram... os médicos formalizaram uma queixa à Polícia Federal, que agora investiga o caso".


Atualização (09/11 – 04:09): Inserção de fotos e referência a elas no texto.
Atualização (09/11 – 14:10): Correção da grafia do nome de Nébiton Peixoto e referências aos que estão nas fotos com Erik Schunk.
Imagens da RJ-194
Na primeira imagem, um registro de um dique improvisado (de terra), separando parte da rodovia (já sem asfalto) do leito de cheia do rio Paraíba do Sul –ocupado irregularmente por canaviais–, e, mais ao fundo, da mata ciliar do maior curso d'água da chamada região Norte-Noroeste Fluminense.


Na terceira imagem, árvores afogadas pelas águas do rio no leito de cheia deste e um trecho da estrada (ainda com um pouco de asfalto). Reparem que há uma cerca de arame farpado separando a rodovia do leito de cheia do rio, ocupado irregularmente, portanto.


quarta-feira, 7 de janeiro de 2009
Acidente na Avenida Tarcísio Miranda deixa ciclista gravemente ferido
O ciclista ficou gravemente ferido no rosto, todo ensanguentado, e teve a bicicleta bastante danificada.
terça-feira, 6 de janeiro de 2009
Reparos na RJ-224
O trecho ruiu no dia 26 de dezembro, por conta de fortes chuvas que encheram um braço da Lagoa da Saudade, que ultrapassou a rodovia, e arrastaram as manilhas sob a estrada.