terça-feira, 22 de junho de 2010
Esclarecimento: sobre a liberação de comentários
Nova paralisação da rede Faetec
O governo estadual segue com o completo descaso para com os servidores públicos estaduais, que amargam vários anos de perdas salariais e não têm seus direitos respeitados!
Na Faetec, a despeito de uma enorme carência de servidores, desde 2002 não há concurso público para o ensino básico e para o ensino superior apenas um ocorreu até hoje, em 2005.
Desde 2001, os servidores concursados para a Faetec não contam com Vale-Transporte. Para completar, em pleno ano eleitoral, o governador Sergio Cabral Filho ainda não se pronunciou sobre reajuste salarial para os servidores da Fundação!
O governo deu míseros 12% de reajuste salarial em 2007 e 2008 (4% no primeiro e 8% no segundo desses dois anos), mas nossas perdas são muito maiores do que isso!
Queremos 48% de reposição de perdas salariais! Queremos o pagamento dos nossos direitos trabalhistas! Por isso, vamos mostrar ao governo que não está tudo bem e que merecemos respeito!
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Jane Nunes quer saber
Postado por Jane Nunes às 22:27"
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Paralisação de 48 horas da rede Faetec
Com marcha ao Palácio Guanabara às 10 HORAS do dia 17/06
E Assembléia na ETE Ferreira Viana às 14 horas do dia 18/06.
Na semana passada, o governador chegou a enviar para a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) uma mensagem concedendo reajuste para várias categorias do funcionalismo público, MAS ENTRE ELAS NÃO CONSTAVA A DOS SERVIDORES da Faetec. Até se cogitava que o governador fosse estabelecer um índice de reajuste também para a Fundação. Mas com a aprovação pelo Senado Federal da emenda do senador Pedro Simon redistribuindo os royalties do petróleo do Estado do Rio de Janeiro, CABRAL NÃO SÓ NÃO ESTABELECEU TAL ÍNDICE, COMO VOLTOU ATRÁS E DESCARTOU MESMO OS REAJUSTES JÁ PREVISTOS PARA OS OUTROS SERVIDORES!!!
Vale lembrar ainda que mesmo o que o governo concedeu aos servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) foi apenas a antecipação da parcela da incorporação da gratificação Nova Escola deste ano, de outubro para julho, num projeto em que se prevê a antecipação de todas as demais parcelas do Nova Escola, até 2015!
segunda-feira, 14 de junho de 2010
domingo, 13 de junho de 2010
impressões
Muito bem vestidos, como se fossem a uma festa e não a uma ocasião de fruição estética, acorrem hoje ao Trianon figuras da sociedade campista menos ávidas por teatro que por frequentar colunas sociais e se manter em dia com o universo das celebridades. Figuras que, antes do surgimento da televisão -e sobretudo das telenovelas- prestigiariam em casas de teatro apenas aquilo que as divertisse e, por catarse -apresentando conflitos do mundo burguês a serem resolvidos ao longo da trama desenrolada no palco-, as reconfortasse quanto sua condição ao final da apresentação.
daqui a pouco
quinta-feira, 10 de junho de 2010
E para fechar a noite de véspera do "Dia dos namorados"...
Tem show de Fábio Júnior, na Praça São Salvador, também às 20 horas, e Noite do vinil dedicada à Maria Bethânia no Relicário Bistrô (na Avenida Vinte e Oito de Março, 48), a partir das 21 horas.
Está aí, portanto, uma oportunidade para aqueles que tiverem feito o circuito Sesi-Praça São Salvador sozinhos, mas em busca de um(a) companheiro(a). Afinal, muita gente ainda não resiste a ver pombinhos no Dia dos namorados e ficar sozinho.
Estréia nacional no Sesi-Campos
Café
Marcadores
Momento espectador
terça-feira, 1 de junho de 2010
Programação do 2º dia do "IV Fórum de realidades e perspectivas da educação superior (Faetec)"
Profª. Ângela Maria Sanges Alvarenga Rosa (Diretora do ISEPAM).
O financiamento da Educação pelo Estado: A importância de não se concentrar recursos em determinadas áreas; a implementação de parcerias entre os IFs e os ISTs.
Mediador: Prof. Dr. Cláudio L. Melo de Souza ( IST-Campos).
Prof. Dr. Luiz Augusto Caldas Pereira (MEC-DF).
09h – 09h20 – MESA 5
O financiamento da Educação pelo Estado: A importância de não se concentrar recursos em determinadas áreas; a implementação de parcerias entre os IFs e os ISTs.
Mediador: Prof. Dr. Cláudio L. Melo de Souza (IST-Campos).
Prof. Dr. Luiz Augusto Caldas Pereira (MEC-DF).
Interiorização da Educação Superior Pública: Ações de Políticas Públicas visando garantir e ampliar a Educação Superior da FAETEC.
Relatora: Profª. Themis Aline Calcavecchia dos Santos (DESUP-FAETEC) – Suplente: Profª. Drª. Patrícia Sobral Silva (IST-Campos).
Desenvolvimento de Ações Integradas entre os entes que oferecem Educação Superior.
Relatora: Profª. Rachel Gonçalez Montilla da Silva Braga (DESUP) – Suplente: Profª. Verônica de Morais (IST-Campos).
Concepções Político-Pedagógicas para a formação de qualidade para a Educação Superior Pública do Estado do Rio de Janeiro.
Relatora: Profª. Aureliana da Rocha Cruz, (DESUP) – Suplente: Prof. Ronaldo Adriano de Freitas (IST-Campos).
Identificação de propostas de Políticas Públicas para a manutenção do discente na Escola.
Relatora: Profª. Regina Célia de Souza (DESUP) – Suplente: Prof. Dr. Milton Erthal Jr. (IST-Campos).
Mediador: Prof. Fernando da Silva Mota (Diretor da DESUP) e Prof. Roberto Bittencourt da Silva (Secretaria do Ensino Superior do SINDPEFAETEC).
Relator: Prof. Fernando da Silva Mota (Diretor da DESUP) e Suplente: Prof. Elidio Patrício de Carvalho (DESUP).
segunda-feira, 31 de maio de 2010
O difícil retorno
IV Fórum de realidades e perspectivas da educação superior (Faetec)
12h – Credenciamento
Dr. Luiz Edmundo Horta Barbosa da Costa Leite – Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro;
Mediadora: Profª. Drª. Mara de Menezes de Assis Gomes (IST-Campos).
Prof. Dr. Almy Junior Cordeiro de Carvalho – Reitor da UENF;
Prof. Dr. Ronaldo Goldschmidt (IST-Rio/DESUP)
Prof. Fernando Mota – Diretor da DESUP
Mediadora: Profª. Dra. Solange Silva Samarão (IST-Campos).
Prof. Dr. Nassim Gabriel Mehedff (Superintendente de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro).
Antônio Carlos Anzolin Boechat (Presidente do Conselho Regional do Noroeste Fluminense da FIRJAN).
Propostas para os Centros de Referência de Formação de Profissionais da Educação no ISERJ e ISEPAM
Profª Sandra Santos – ISERJ e Prof. Ângela Ângela Maria Sanges de Alvarenga Rosa – ISEPAM.
17h30 – 18h – MESA 4
A manutenção do aluno na Escola: estratégias para evitar a evasão.
Mediadora: Profª. Dra. Luciana Aparecida Rodrigues (IST-Campos).
União Estadual dos Estudantes (UEE);
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Os resultados da luta do funcionalismo público estadual
Educação técnica custa caro, em 2002, no último concurso, houve duas vagas para professor da área naval e um inscrito. Pra convencer um bom profissional a largar a sua empresa e vir para sala de aula tem que haver atrativo.
Antes o silêncio?
Ferido, mas não por chumbo trocado
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Enquanto isso
A bomba do dia, quer dizer, do mês. Ou será do ano? Eleitoral, diga-se.
Espetáculo "Baião" no SESI-Campos
Os 20 anos de morte de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, voltam a ser lembrados em alto estilo pelos jovens artistas da ONG Crescer e Viver, no espetáculo “Baião – a homenagem do circo a Luiz Gonzaga”, mas, desta vez, com um recheio especial: será a abertura do show de seu neto, Daniel Gonzaga. A apresentação ocorrerá no dia 28 de maio, no Teatro SESI de Campos. Em cena, os artistas lançam mão de uma mistura que reúne música, acrobacia, malabares, números aéreos, dramaticidade e, até mesmo o humor dos palhaços, para levar ao público um misto da magia do circo e do baião. “A apresentação não segue uma linha cronológica. O roteiro e os números cênico-circenses retratam os principais elementos iconográficos da vida e obra do Gonzagão, evidenciando fatos que marcaram a sua carreira artística e trajetória pessoal”, conta Ernesto Piccolo, diretor do espetáculo. Segundo ele, estão presentes símbolos como a lua, o Nordeste e o forró, além de elementos como céu, terra, ar e água. Picollo, que é ator e diretor de teatro, cinema e televisão, adorou o convite para comandar o espetáculo, ainda mais, pela possibilidade de trabalhar com o circo, uma linguagem até então nova para ele.
O elenco é formado por 12 jovens, com idade entre 15 e 23 anos, todos eles formados pela escola de circo social do Crescer e Viver. O desafio é grande e enfrentado a cada ensaio, com a superação dos movimentos e o aprimoramento da técnica.
A ficha técnica conta ainda com nomes como Rogério Blat, que assina o roteiro e argumento, e Rui Cortez – ganhador do Prêmio Shell, em 2005, pela direção de arte do espetáculo “A incrível confeitaria do Sr Pellica”. As coreografias acrobáticas contam com a assinatura de dois integrante do Cirque du Soleil: Beto Silva, primeiro artista brasileiro a integrar as produções da companhia circense, e Lurian Duarte, que integra o espetáculo Wintuk.
Além de subir ao palco depois dos jovens artistas, Daniel Gonzaga é responsável pela composição e direção musical da montagem, o que comprova que o talento é genético. A inédita trilha sonora do espetáculo faz uma mistura entre levadas do baião e alguns traços rítmicos do rock. No entanto, a referência que dá margem ao trabalho é o tradicional ritmo nordestino.
“A própria composição Baião é uma aula de música, mostra o som nordestino e faz toda introdução de ritmos. Pensamos em trazer o universo do Gonzagão para o circo, como se fosse uma entrega do baião ao mundo circense. Agora, como imaginar esse universo, e, ao mesmo tempo dar a ele uma identidade sem usar as próprias canções de Gonzagão? Resolvi, então, misturar o universo dele com o do rock’n roll. Meio Led Zeppelin, meio Luiz Gonzaga, meio guitarra, meio zabumba, mas também com elementos de rock, xote e baião. E nada mais pop que Luiz Gonzaga”, diz Daniel.
A influência para que Daniel seguisse no caminho da música, não partiu apenas do avô, ele é filho de Gonzaguinha. No entanto, Daniel afirma que esse contato era tão natural que ele não sentia esse processo acontecendo ao longo dos anos. “Cresci no meio da música, mas apenas hoje vejo que, embora minha família fosse como outra qualquer, tínhamos o contexto musical diferente”, afirma Gonzaga.
O espetáculo conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a partir da Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro.
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Boa notícia para os servidores das intituições de ensino estaduais?
terça-feira, 25 de maio de 2010
Resumo da paralisação da rede Faetec em Campos e no Rio de Janeiro
Os servidores e alunos da Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins (ETEJBM) e do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM) aderiram em peso à paralisação. Ao ISEPAM só compareceram os alunos que tinham provas marcadas para hoje. Na Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo (ETEAAS), como há muitos servidores contratados, a adesão à paralisação foi parcial. Como em relação às outras unidades, é a que conta com o menor número de servidores e alunos, pode-se considerar que a paralisação ocorreu em cerca de 80% de toda a rede no município.
2- Manifestação no Rio em frente à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag):
O ato contou com cerca de 400 pessoas, de várias categorias do funcionalismo, reunidas em torno do Movimento Unificado dos Sevidores Públicos Estaduais (MUSPE).
A intenção era que cada servidor, individualmente, protocolasse reivindicações de sua categoria num formulário específico da Seplag. No entanto, não foram protocolados tais requerimentos, pois os funcionários da secretaria não os aceitaram, alegando que isso deveria ser feito nos orgãos nos quais os representantes de categorias estão lotados (exemplo: Secretaria de Educação, Faetec, Secretaria de Saúde).
Essa manobra do governo (ilegal, diga-se de passagem) visou impedir o acúmulo de processos referentes a determinados assuntos que teriam, por força de lei, de ser apreciados e respondidos, por meio de pareceres, no prazo legalmente estipulado (15 dias), entravando outras prioridades do governador - que não são as do funcionalismo público, é claro.
3- Reunião do secretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo, com o secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy:
Previsto para acontecer hoje (porque, segundo informou Luiz Edmundo aos dirigentes do SindpeFaetec, foi agendada com Sérgio Ruy), para que fossem apresentadas soluções para as reivindicações dos servidores da Faetec, o encontro não ocorreu. Isso porque Sérgio Ruy queria uma reunião na qual estivessem presentes todos os representantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECT) e o reitor da UERJ não poderia hoje. A possibilidade de que acontecesse na próxima quinta-feira também foi descartada, pois nesse o presidente da Faetec, Celso Pansera, é que não poderia.
4- Assembléia no Sind-Justiça:
Entre as deliberações, ficou decidido que no dia 7/6 haverá meia paralisação por turno (manhã/tarde/noite) nas unidades de ensino da Faetec, para que os dirigentes dos SindpeFaetec possam conversar com os servidores sobre a paralisação de 17/06, seguida de uma Assembléia, no dia 18/6, na Escola Técnica Estadual Ferreira Viana (Rua General Canabarro, 291, Maracanã, Rio de Janeiro).
evento educativo-cultural
"Mesa redonda no Museu Olavo Cardoso
Por Wesley Machado
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima realiza nesta sexta-feira (28), às 9h, no auditório do Museu Olavo Cardoso, mesa redonda “Certidão de Nascimento”, que contará com palestras do professor de filosofia e pesquisador, Avelino Ferreira, o doutor em História Contemporânea, Aristides Arthur Soffiati, e o professor, engenheiro e memorialista, Jorge Renato Pereira Pinto. O evento faz parte da programação da Exposição “O Índio e a Arqueologia no Museu” e marcará o aniversário de 333 anos da fundação da Villa de San Salvador dos Campos, que será comemorado no dia 29 de maio de 2010. Os participantes receberão certificados. O Museu Olavo Cardoso fica localizado na Avenida Sete de Setembro, 220, esquina com Rua dos Goitacazes, no Centro de Campos. Outras informações pelo telefone: 2726-3021.
Divulgação da paralisação da rede Faetec em periódicos de Campos dos Goytacazes (versão on-line)
Chamada na capa:
"Professores param por 24 horas hoje
Matéria:
"Professores param por 24 horas hoje
Representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) participaram do ato na Alerj e, ao final do evento, reuniram-se em assembléia para traçar um calendário de mobilização. Eles não descartam a possibilidade de paralisação. A equipe de reportagem tentou contato com a coordenadora regional de Educação, Rosana Juncá, mas sua assessora informou que ela estava viajando e o celular estava fora da área de cobertua.
Segundo o diretor de assuntos financeiros do Sepe, Renato Gonçalves, o abono foi criado no governo Garotinho em reconhecimento ao desempenho dos professores, levando em conta uma avaliação individual das unidades da rede. Ele ainda destacou que o abono dos profissioais é de aproximadamente R$ 300 e que este valor foi dividido por Cabral em 36 parcelas incorporadas no vencimento.
Os profissionais esperam ser recebidos e ouvidos pela Comissão de Educação da Alerj. A decisão por uma nova paralisação ou pela elaboração de um calendário de mobili-zação vai depender da recepti-vidade das autoridades e de sinalizações de entendimentos.
O Diário:
Matéria:
"Servidor da Faetec faz paralisação de 24h depois da Uenf
Escolas da rede Faetec na greve de 24 horas voltam a abrir amanhã
Depois de servidores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) Darcy Ribeiro, hoje é a vez dos funcionários da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) do Estado do Rio de Janeiro realizarem paralisação de 24 horas para participarem de um ato na capital fluminense e reivindicar a recomposição de perdas salariais.
Às 10h será protocolada, na Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), pelo Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (Muspe), a pauta de reivindicações da categoria. Em seguida, às 12, os servidores estarão realizando assembléia no Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sind-Justiça) – ao lado da Seplag, na Travessa do Paço, 23, 13º andar – Centro do Rio.
De acordo com servidores, na rede Faetec há grande carência de profissionais. Desde 2002 não há concurso público para o ensino básico e para o ensino superior. Desde 2001 os servidores concursados para a rede não contam mais com vale-transporte. “O governo deu 12% de reajuste salarial em 2007 e 2008 (4% no primeiro e 8% no segundo desses dois anos), mas nossas perdas são muito maiores que isso. Queremos 48% de reposição de perdas”, informou em nota o sindicato."
Vereadora Odisséia Carvalho convida educadores para sessão da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes
Do blog da vereadora (blogdaodisseia.blogspot.com):
"TERÇA-FEIRA, 25 DE MAIO DE 2010
Educação em Campos: Audiência PúblicaEntra em pauta amanhã na sessão da Câmara a minha solicitação de realização de uma Audiência Pública da Comissão de Educação.
Entre as muitas questões que merecem discussão aprofundada estão a prorrogação do Concurso de 2008 e convocação dos aprovados.
Outra questão urgente é a discussão sobre o fechamento de escolas e a demissão de funcionários.
A sessão começa às 9 da manhã.
POSTADO POR ODISSÉIA ÀS 09:34 0 COMENTÁRIOS
MARCADORES: EDUCAÇÃO"
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Coincidência?
Mas a luta vem surtindo efeito
A propósito da campanha salarial 2010 da Faetec...
20.05.10 às 01h37
POR ALESSANDRA HORTO
Rio - Servidores da Segurança Pública do Estado do Rio — Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros — terão pelo menos 5% de reajuste a partir de 1º de junho, com pagamento em julho. O Poder Executivo está fechando os últimos detalhes do projeto que será encaminhado à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), ao mesmo tempo em que acompanha a votação no Senado da proposta que redistribui os royalties do petróleo e que poderá fazer o Rio perder R$ 7,3 bilhões. Para a área da Educação, o governo quer antecipar para junho o pagamento da parcela da gratificação Nova Escola, que seria feito somente em outubro.O vice-governador, Luiz Fernando Pezão, confirmou ontem, no Palácio Laranjeiras, que a Segurança Pública terá reajuste real este ano e que o Poder Executivo trabalha na antecipação da parcela do Nova Escola, conforme a ‘Coluna do Servidor’ noticiou ontem com exclusividade. “O governador (Sérgio Cabral) vem estudando, e a gente tem preocupação, pois essa é uma das semanas decisivas. Se o projeto dos royalties será votado ou não. Se não tivermos a receita das participações governamentais ou se diminuírem, é preocupante. Mas, de qualquer maneira, ele (o governador) quer valorizar principalmente as forças de segurança. As secretarias de Fazenda e de Planejamento estão estudando. O Sérgio Cabral sabia que tinha que fazer um sacrifício com as outras categorias. Mas a área de Segurança é a que ele quer valorizar”, disse Pezão.
Segundo o vice-governador, a Educação também será beneficiada: “Estamos fazendo estudo para ver se antecipamos a Nova Escola. Tudo vai depender das votações”. Pezão também não vê problemas no prazo para aprovação e sanção da proposta. “Dá tempo de conceder aumento. Estamos em maio ainda e esperando para ver como será no Senado”, afirmou.
Gratificação para quem atua em UPAs
Os bombeiros que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) deverão ser os servidores contemplados da Saúde estadual com gratificação por atendimento e produtividade. A ideia é valorizar os que trabalham em um dos principais projetos do governo estadual.O governo pretende, com esse tipo de gratificação, equilibrar os bônus já concedidos para as polícias Civil e Militar. Em 2009, o estado enfrentou problemas na etapa de substituição de terceirizados por membros do Corpo de Bombeiros. Muitos alegaram terem sido pegos de surpresa.
Vamos continuar correndo atrás pessoal!!!"
Desabafo
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Para marcar presença, posição e participar
Coordenação: Hamilton Garcia (LESCE-CCH/UENF)
Abertura:
* Almy Carvalho (Reitor da UENF)
* Cibele Monteiro (Reitora do IFF)
* Nelson Nahim (Presidente da CV de Campos)
* Aurélio Lorenz (Diretor-Geral do OCSP).
Palestrantes:
* Rodrigo Neves (PT/RJ, Comissão de Desenvolvimento Regional da ALERJ)
* Marcelo Freixo (PSol/RJ, Comissão de Direitos Humanos da ALERJ)
* Geraldo Coutinho (Diretor Regional da Firjan)
* Denise Terra (Cepecam da Ucam)
* Eduardo Crespo (Diretor do Fundecam)
* Roberto Moraes (Pró-Reitor de Relações Institucionais do IFF)
Participação especial: Odisséia Carvalho (Vereadora do PT/Campos)
Debatedores:
* Rony Araújo (Executivo da Purac)
* Antônio Rangel (Petroleiro, ex-vereador do PT/Campos)
terça-feira, 18 de maio de 2010
Nova paralisação da rede Faetec
25 DE MAIO DE 2010
Os servidores da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) realizarão uma paralisação de 24 horas no dia 25 DE MAIO e participarão de um ato do Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (MUSPE) na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Trata-se do Dia dos Protocolos, quando, às 10 horas, protocolaremos nossa pauta de reivindicações. Logo em seguida, às 12 horas, numa ação intersindical, faremos nossa Assembléia no Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sind-Justiça), que fica praticamente ao lado da Seplag, na Travessa do Paço, 23, 13º andar – Centro.
O governo estadual segue com o completo descaso para com os servidores públicos estaduais (todos eles!), que amargam vários anos de perdas salariais e não têm seus direitos respeitados. Na Faetec, a despeito de uma enorme carência de servidores, desde 2002 não há concurso público para o ensino básico e para o ensino superior apenas um ocorreu até hoje, em 2005. Desde 2001, os servidores concursados para a Faetec não contam com Vale-Transporte. Para completar, em pleno ano eleitoral, o governador Sergio Cabral Filho ainda não se pronunciou sobre reajuste salarial! O governo deu míseros 12% de reajuste salarial em 2007 e 2008 (4% no primeiro e 8% no segundo desses dois anos), mas nossas perdas são muito maiores do que isso! Queremos 48% de reposição de perdas salariais! Queremos o pagamento dos nossos direitos trabalhistas! Por isso, vamos mostrar ao governo que não está tudo bem e que merecemos respeito!
Desrespeitar o servidor público é desrespeitar a população, que utiliza os serviços públicos!*
sexta-feira, 14 de maio de 2010
isto é Tamandaré (ou saudades da CTC): clipping 1
Sepulcro caiado.
Beira ao escárnio. Em qualquer via pública, em qualquer horário, é possível ver uma das carroças da Viação Tamandaré enguiçadas ou bufando CO² em quantidade para criar nosso prórpio efeito estufa na cidade.Agora, com o rio de dinheiro público que subvenciona seus lucros, o concessionário, "ciente" de suas responsabilidades na prestação de um serviço tão essencial, o transporte, decidiu dar uma pinturinha nas carroças que insiste em chamar de ônibus.Tem uns grafismos com imagens de Campos dos Goytacazes, como uma plataforma, a catedral e outra que não me recordo.É mais ou menos como aqueles adesivos "ame-o ou deixe-o", da década de 70. Como sabemos, o patritortismo, assim como o bairrismo, é o último refúgio dos canalhas.Só isso explica tamanho cinismo, ao projetar imagens de nossa cidade em sucatas velhas e perigosas,Pensando bem, por outro lado, pode ser um protesto bem humorado. É, pode ser, vai ver eu é que não entendi nada.Eu fico a imaginar: Onde está a promotoria de interesses difusos que não argüi a inconsistência do serviço essencial prestado, sem mencionar o fato de que não há nenhum controle confiável no repasse do NOSSO dinheiro? Será que nossos interesses difusos estão confusos?
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Ainda sobre tributos
"Bambas da Planície" no Trianon: ponto alto da "Semana da Abolição"
Polêmicas à parte, ressalte-se que, além de homenagear Geraldo, Jorge e Manoel, o CD e o espetáculo Bambas da Planície (neste caso, como o Tributo a Eli Miranda) servem para mostrar que o samba no município não se limita ao trio, vicejando entre nascidos aqui e forasteiros adotados por esta terra, como Daniela Passos, Jardel do Cavaco, Helena Rangel, Lene Moraes, Marquinhos Sá e Saboya.
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Ainda sobre o Dia das mães
domingo, 9 de maio de 2010
Mamãe Coragem
A escolha para marcar esta data, antes de tudo comercial, que é o Dia das mães, não deixa de ser meio óbvia. Mas a versão gravada por Gal Costa desta composição, em Tropicália ou panis et circensis, marcou a formação deste Soprador de Vidro, embora produzida bem antes que ele nascesse. Que o registro dela venha embalado pelos versos -talvez também meio óbvios, para quem conhece um pouco de poesia- de Paulo Leminski: "não discuto com o destino/o que pintar/eu assino".
Mamãe Coragem
(Caetano Veloso e Torquato Neto)
Mamãe, mamãe, não chore
A vida é assim mesmo
Eu fui embora
Mamãe, mamãe, não chore
Eu nunca mais vou voltar por aí
Mamãe, mamãe, não chore
A vida é assim mesmo
Eu quero mesmo é isto aqui
Mamãe, mamãe, não chore
Pegue uns panos pra lavar
Leia um romance
Veja as contas do mercado
Pague as prestações
Ser mãe
É desdobrar fibra por fibra
Os corações dos filhos
Seja feliz
Seja feliz
Mamãe, mamãe, não chore
Eu quero, eu posso, eu quis, eu fiz
Mamãe, seja feliz
Mamãe, mamãe, não chore
Não chore nunca mais, não adianta
Eu tenho um beijo preso na garganta
Eu tenho um jeito de quem não se espanta
(Braço de ouro vale 10 milhões)
Eu tenho corações fora peito
Mamãe, não chore
Não tem jeito
Pegue uns panos pra lavar
Leia um romance
Leia "Alzira morta virgem"
"O grande industrial"
Eu por aqui vou indo muito bem
De vez em quando brinco Carnaval
E vou vivendo assim: felicidade
Na cidade que eu plantei pra mim
E que não tem mais fim
Não tem mais fim
Não tem mais fim